10% OFF

Esculpindo o Espaço

O cinema de Frederick Wiseman

by Pedro Florêncio
Publisher: Edições Humus, April of 2020 ‧
17,50€
10% OFF CARD
IN STOCK -
free shipping
Sell ​​your book
«Sobre alguns lugares-comuns criados em torno do colossal projecto documental de Frederick Wiseman, importa exercer um contraditório. Como é que este cinema pode ser relegado para uma categoria observacional, se à sua audiovisualidade representacional corresponde também um sentido táctil e um método profundamente fenomenológico? Como é que a essa metodologia se atribui metaforicamente o olhar de uma mosca invisível (Fly on the wall), se as técnicas narrativas e de montagem escolhidas reproduzem deliberadamente um modo de percepção e um ponto de vista humanos? Como é que se pode reduzir tal filmografia a um empreendimento documental e denotativo, se o que a particulariza não são os objectos para análise que dá a ver, mas os objectos de intenção - enfim, o que dá a pensar?
(...)
É por isso mesmo que o cinema de Frederick Wiseman nos interessa especialmente, pois funda um sistema que, por tomar a sensação da vida como referente directo (em múltiplas dimensões), está literalmente aberto a todos.»

Esculpindo o Espaço

O cinema de Frederick Wiseman

by Pedro Florêncio

Property Description
ISBN: 9789897554544
Publisher: Edições Humus
Release Date: April of 2020
Language: Portuguese
Dimensions: 162 x 231 x 22 mm
Cover: Softcover
Pages: 352
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Art > Cinema
EAN: 9789897554544

ABOUT THE AUTHOR

Pedro Florêncio

Pedro Florêncio tem 30 anos, é natural de Lisboa e faz do cinema um modo de vida. Para além de ser realizador, também lecciona "História do Cinema" na licenciatura em Ciências da Comunicação da Universidade Nova de Lisboa. Também é investigador no CEC (Centro de Estudos Comparatistas) da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Quando o questionámos sobre projetos/acontecimentos que o tenham marcado, o realizador referiu a transmissão televisiva dos ataques terroristas de 11 de setembro de 2001, bem como a sessão do filme "No Home Movie" (2016), de Chantal Akerman, no Doclisboa.

Realizou, em 2011, a curta-metragem "Banana Motherf*cker", que recebeu diversos prémios internacionais. Em 2014, realizou "Onde o meu amigo pintou um quadro", exibido em vários festivais nacionais e internacionais desde então. Em 2017, realizou a média-metragem "À Tarde", que recebeu o Prémio Especial do Júri na Competição Nacional do DocLisboa 2017. "Turno do Dia" é a sua primeira longa-metragem e estreou no DocLisboa 2018.

(see more)

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT