Contos de Macau

by João Morgado
Publisher: Edições Colibri, September of 2021 ‧
«Luiz fica perdido nas águas. De um lado as escritas de uma vida, dentro de um baú. No outro a mulher que lhe estendeu a ponta da sua blusa de algodão, a sua pele, o seu calor. E as águas selvagens a enrolar e a desenrolar os corpos, as madeiras, o cordame, as velas, os tonéis, o baú onde seguiam as odes aos reis que um dia tinham dilatado a fé e o império até Macau. E um braço no ar, um grito a dizer salva-me!. Não era isso que ela dizia. Gritava algo que não se entendia. Mas o poeta sabia que aquela boca cheirava a flor de cerejeira e o seu grito era uma súplica. E ia ao fundo das águas, pensando que se afogava, e vinha ao cimo para respirar… e ao longe o baú onde seguiam os versos épicos sobre um povo e os seus mais nobres, o trabalho de anos. E o grito de Tin Nam Men tão diferentes de todos os outros - tão nítido nos seus ouvidos, a estremecer-lhe a pele fria. E do outro lado, a perder-se nas vagas, o poema com a trama de homens e deuses, de tragédias e glórias, de passados e futuros. Perdoa! - soluçou ele a despedir-se de uns olhos arroz agulha que o olhavam de longe, chorosos.»

«O Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca nasce da vontade da Câmara Municipal de Santiago do Cacém em perpetuar o nome do escritor santiaguense e a sua obra literária. Revelar novos escritores de língua portuguesa, na vertente do conto, é tal como no Maltês tomar novos caminhos na escrita e na forma de comunicar com o leitor, bem como estabelecer contacto com as novas correntes literárias que nos chegam de vários pontos de Portugal e/ou de países de língua oficial portuguesa. (…) A 13.ª edição do Prémio Nacional de Conto Manuel da Fonseca consagrou como vencedor João Morgado, e o seu trabalho Contos de Macau. Autor já premiado e que muito nos honra ter sido a escolha do júri.»
Álvaro Beijinha, presidente da Câmara Municipal de Santiago do Cacém

Contos de Macau

by João Morgado

Property Description
ISBN: 9789895661008
Publisher: Edições Colibri
Release Date: September of 2021
Language: Portuguese
Dimensions: 161 x 229 x 9 mm
Cover: Softcover
Pages: 128
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Short stories
EAN: 9789895661008

Entre o histórico e o imaginário

Gabriela Cerdeira

Não é o Macau de hoje. Os contos estão num território entre o histórico e o imaginário, algures noo inícios do séc. XX, embrulhados pelo fantástico oriental, mas que procuram tocar os temas fortes da ilha, o jogo, o ópio, mas também o amor e a poesia. O conto sobre Camilo Pessanha é absolutamente fenomenal para quem conhece a obra do poeta. “Os Sonhos” são de uma sensibilidade tremenda e “As Viúvas” são pura literatura. O livro precisa de uma pequena revisão de texto e uma boa capa que lhe dê mais dignidade. Recomenda-se!!

Grande desilusão!

Maria Goulão

Sendo um livro premiado, esperava literatura de qualidade e, se possível, alguma inovação e criatividade. Nada disso! O livro está cheio de lugares-comuns. Começa com um conto a fazer lembrar (de uma forma desajeitada) «Seda», de Alessandro Baricco e prossegue com contos cheios de lugares-comuns, numa escrita que deixa muito a desejar e onde há até erros de ortografia (ex: «caiem»!!!).

ABOUT THE AUTHOR

João Morgado

João Morgado nasceu na Covilhã. Já foi operário têxtil, jornalista, empreendedor, formador, consultor e chefe de gabinete de três presidentes de câmara. Hoje dedica-se inteiramente à escrita e à (acredita ele) conclusão do doutoramento em Comunicação na Universidade da Beira Interior. Autor plural em temas, linguagens e estilos, percorre o romance histórico, o contemporâneo, a poesia, o teatro e o conto. Nove prémios literários, obras traduzidas em inglês, russo, sérvio, indonésio e chinês. Em 2025, Dust in the Gale foi selecionado para o Dublin Literary Award 2026. Distinguido no Brasil com a Grã-Cruz da Ordem do Mérito Cívico e Cultural e com o Troféu Cristo Redentor pela Academia de Letras e Artes de Paranapuã.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT