Comportamento
A biologia humana no nosso melhor e pior
SYNOPSIS
Este livro é uma das mais deslumbrantes expedições ao mundo da ciência do comportamento humano jamais realizadas, uma síntese grandiosa baseada numa investigação multidisciplinar que nos dá uma perspetiva original do porquê do nosso comportamento... para o bem e para o mal.
REVIEWS
«Comportamento assemelha-se a um grande romance, com prosa excelente e pormenores enciclopédicos. Narra-nos a história mais empolgante que podemos imaginar.»
Edward O. Wilson, Professor emérito, Universidade de Harvard
«Leia este livro maravilhoso e nunca mais ficará surpreendido pela variedade e profundidade dos maus comportamentos humanos. Todos possuímos o potencial para refletirmos as adversidades da infância nos nossos entes queridos e para formarmos grupos tribais que tratam os forasteiros como seres inferiores. Porém, a leitura deste livro diz-nos que há esperança de conseguirmos controlar esses comportamentos muito melhor do que pensamos. Na realidade, dá-nos mais do que esperança: explica-nos como podemos revelar mais do nosso melhor e menos do nosso pior. Um livro cheio de boas notícias.»
Charles Duhigg, autor de The Power of Habit e Smarter Faster Better
«Tão diversificado como profundo, é um livro colorido, eletrizante e emocionante. Sapolsky sabe utilizar o seu profundo saber para formular perguntas fundamentais sobre o comportamento humano – de atos de ódio a atos de amor, da nossa tendência para desumanizar à nossa capacidade para re-humanizar.»
David Eagleman, neurocientista da Universidade de Stanford
«Comportamento é uma obra muito bem construída sobre a biologia da moralidade. Sapolsky propõe diversas abordagens do tema, recorrendo a várias escalas e sistemas temporais. Mostra-nos como todas as perspetivas e sistemas se interligam, faz-nos rir e deslumbra-nos. Sapolsky não é apenas um primatólogo de primeira linha: é um grande escritor e um guia soberbo para a natureza humana.»
Jonathan Haidt, Universidade de Nova Iorque, autor de The Righteous Mind
«Um livro milagroso, de longe a melhor obra jamais escrita sobre a violência, a agressividade e a competição. A profundidade e amplitude da erudição de Sapolsky são espantosas, pois resultam da sua própria investigação e do seu vasto conhecimento da bibliografia sobre neurobiologia, genética e ciência do comportamento. Aborda, por exemplo, a questão do livre-arbítrio com uma clareza que costuma estar ausente das obras filosóficas sobre o tema. Tudo isso com brilhantismo e num estilo leve e divertido que demonstra porque é reconhecido como um dos grandes professores de ciência da atualidade.»
Paul R. Ehrlich, professor da Universidade de Stanford e autor de Human Natures
DETAILS
| Property | Description |
|---|---|
| ISBN: | 9789896445225 |
| Publisher: | Temas e Debates |
| Release Date: | October of 2018 |
| Language: | Portuguese |
| Dimensions: | 155 x 243 x 45 mm |
| Cover: | Softcover |
| Pages: | 864 |
| Format: | Book |
| Categories: |
Books in Portuguese
>
Social Sciences and Humanities
>
Psychology
|
| EAN: | 9789896445225 |
| Recommended Minimum Age: | Not applicable |
REVIEWS
Fabuloso (excepto a tradução)
Rui Antunes
Neste livro, o autor discute (possíveis) explicações sobre a origem do(s) comportamento(s), desde neurotransmissores, hormonas, ambiente pré-natal, genes (excelente explicação sobre diferença entre característica hereditável e grau de hereditariedade), interacção com o ambiente (incluindo nível sócio-económico, educação e cultura), densidade populacional, estado físico (fome, mãos lavadas, e quentes ou frias). Termina com uma excelente discussão sobre o livro arbítrio, e com a possibilidade de conseguirmos promover a colaboração e a paz (e evitar guerras). São mais de 800 páginas de informação relevante e acessível, e nesse aspecto é um livro fabuloso. O aspecto negativo é a tradução. Alguns erros e gralhas (que não se percebem, com a existência de correctores ortográficos) - por exemplo, "voltae" em vez de "voltar". Também o equívoco entre desprezável e desprezível (uma pequena diferença entre estudos é traduzida como "desprezível"). Finalmente, o livro está cheio de termos e expressões de português do Brasil: compartilhar, escopo, inflar, mensurado, varredura, vagando, brigar, postergar, monitoramento, ancestrais (em vez de antepassados), rodada (em vez de ronda), borradas (em vez de esbatidas), ínterim (em vez de intervalo), nadadeiras (em vez de barbatanas), assassino serial, quando estamos a lutando para o fazer (mistura de lutando e a lutar); o que é explicável pelo facto de a tradução ter sido feito pela Companhia de Letras, Brasil. Só não compreende é que esta editora, com muitos livros editados de muito boa qualidade e boa tradução (por exemplo, obras de Jared Diamond e Ed Yong), tenha optado nesta obra por uma tradução de menor qualidade.
Brilhante
Rui Brás
A biologia e a ciência na explicação do comportamento humano. Brilhante a forma descontraída mas minuciosa do porquê de nos comportarmos desta ou de outra maneira.
Muito bom!
Dulce Pires
Um livro cheio de conhecimento, para quem tem interesse em como funcionamos. Do bom ao mau, norteado pela ciencia em diferentes areas como a neurobiologia, genetica e a ciencia do comportamento. Imperdivel!
Impressionantemente Profundo
Beatriz Albuquerque
Uma aula de neurociência do Comportamento! O Autor aprofunda o tema da biologia humana com muita informação técnica e uma pitada de humor! É sem dúvida, um dos melhores livros que já li!! Recomendo vivamente!!
Excelente
Cláudia
Dos melhores livros que li nos ultimos tempos. Numa linguagem acessivel explica as bases biologicas e evolutivas que nos fazem ser quem somos!
Revelador!
Paulo Colaço
Numa época em que é notória a tendência para considerar que somos seres à parte dos restantes animais (mamíferos em particular), e de facto somos, em parte, devido ao/s sistema/s culturais que temos, este livro demonstra que, no fundo, somos seres biológicos e que essa condição condiciona significativamente o nosso comportamento. Robert Sapolsky demonstra como as alterações na nossa condição biológica (motivadas por memórias, alimentação, etc.), bem como a evolução própria de cada um desde a sua geração e ainda a nossa evolução enquanto espécie determinam as nossas reacções e comportamentos. Neste livro encontramos, senão todas, grande partes das questões que fazem com que não sejamos sempre como gostaríamos, para bem ou para mal.
Uma viagem por paraísos e infernos
Maria Teresa Meireles
Simultaneamente interior e exterior, este livro conduz-nos por trilhos conhecidos e desconhecidos ou apenas intuídos e mostra-nos a ciência/biologia que nos condiciona e confirma.
Conhecimento
Cátia Alves
Um autêntico poço de conhecimento. Vale muito a pena ler.
5*
deliciasalareira.blogspot.pt
Depois de ler "Sapiens", ler "Comportamento" foi como complementar o tema. A escrita é um pouco mais maçuda mas mesmo assim é um livro muito interessante
outro olhar
Lurdes
O comportamento é simplesmente fascinante! mesmo para quem nada entende de biologia. A complexidade do ser humano; das escolhas, das atitudes, do comportamento, dos sentimentos, das emoções, da sua liberdade (?), deveras interessante e único.
LIVRO CHAMADO COMPORTAMENTO
Rui P.
É um livro grande, com uma má capa e uma edição normal em papel que vai amarelecer em alguns anos. A maioria das pessoas tem aqui já motivos para olhar o livro de revés. Mas eu não, pois comprei o e-book.
Comportamento
Nuno Santos
Excelente obra e visão daquilo que nos move enquanto humanos. Todos deviamos ler esta obra. Extraordinário.
Fascinante
Filomena
Um livro muito completo e escrito de forma bastante acessível que nos ajuda a compreender o ser humano e o comportamento nas suas variadas interpretações.
PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT
-
O Cérebro10%Lua de Papel15,90€ 10% CARTÃO
-
Linguagem Corporal10%Pergaminho17,70€ 10% CARTÃOfree shipping