10% OFF

As Meninas do Laranjal

by Gabriela Cabezón Cámara
Book eBook
Publisher: Elsinore, February of 2026 ‧
18,45€
16,61€
10% OFF
IN STOCK -
free shipping
Para cumprir uma promessa à Virgem do laranjal, que o salvou da forca, Antonio de Erauso liberta duas meninas índias do jugo espanhol adentrando-se com elas na selva imensa. Aí começa a escrever uma longa carta à sua tia, a prioresa do convento em Espanha de onde ele próprio fugira sedento de mundo e liberdade, num tempo em que era mulher e noviça, de nome Catalina.

Enquanto relata a sua vida aventurosa e errante que o levou a ser grumete, vendedor, soldado na Conquista das Américas e fugitivo, as duas meninas guaranis exigem a sua atenção e cuidados. ao longe ouvem-se os ferozes cantos dos índios que soam a guerra, enquanto sobre eles paira a sombra paciente e ameaçadora de um abutre.

Um dos maiores sucessos da atual literatura em língua espanhola, As Meninas do Laranjal reconta numa abordagem lírica e irreverente a vida de Catalina de Erauso, a freira alferes, famosa personagem histórica que cativou a imaginação do século de ouro espanhol. Uma sátira barroca e picaresca que subverte a história da América Latina e encontra na selva um lugar mágico de transformação.

«Uma leitura em que há crueldade, sexo e sangue, que distorce a linguagem e a tradição, e aprofunda o sentimento de solidão do ser humano, além de explorar temas como o género ou a colonização da América. Cabezón Cámara escreveu uma crónica das Índias a partir do futuro.»
El Mundo

As Meninas do Laranjal

by Gabriela Cabezón Cámara

Property Description
ISBN: 9789895895496
Publisher: Elsinore
Release Date: February of 2026
Language: Portuguese
Dimensions: 152 x 234 x 14 mm
Cover: Softcover
Pages: 216
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 9789895895496

As Meninas do Laranjal

João S.

Este livro conquistou-me pela sua intensidade. Uma ferocidade que nos desarma em cada página. Em poucos livros o folclore e o realismo se entrelaçaram de uma maneira tão bem sucedida. Há quem possa considerar a escrita algo descritiva e contemplativa, mas a meu ver é isso que a torna essencial para entrar na atmosfera daquela selva de uma maneira tão arrebatadora. As Meninas do Laranjal é uma obra que merece toda a atenção!

O caminho de uma vida

Isabel Duarte Pires

A vida de Catalina de Erauso é a inspiração para este livro. Nascida em 1592, fugiu de um convento em Espanha, vestiu-se de homem e atravessou o Atlântico, chegando a lutar como soldado na guerra da Conquista das Américas. Com o nome de António de Erauso, torna-se secretário de um capitão espanhol após escapar, de forma inesperada, à forca. Convencido de que a Virgem do Laranjal o salvou de um destino que parecia inevitável, decide, em agradecimento, libertar duas meninas indígenas, enjauladas no gabinete do capitão, e devolvê-las à selva. Levando Mitãkuña e Michi nos braços, seguem com ele também dois macacos, uma cadelinha, uma égua e o seu potro. À medida que entram na selva, António de Erauso cuida das meninas e começa a escrever uma longa carta à sua tia, prioresa do convento de onde fugiu em Espanha. É através dessa carta que conhecemos a sua vida, as múltiplas actividades que desempenhou e as inúmeras situações violentas que atravessou. Na selva, porém, na relação que constrói com as meninas, com os animais e com a própria natureza, encontra enfim o sentimento de pertença a algo maior e também divino. Esta é a leitura que faço deste livro maravilhoso, rico em temas históricos e sociológicos, que nos arrepia pela violência que expõe, mas que também nos emociona pela delicadeza e pela busca de sentido que nos traz. Adorei. "... debaixo da terra as árvores têm outra vida, uma que não vemos, a das raízes entrelaçadas, uma rede delas, que em cima estão separadas mas em baixo juntas. (...) Falam-me com uma língua sem palavras e entendo-as, dizem-me estamos aqui, somos no sol e na água, um elo entre o céu e a terra, o alento de Deus criando-se e criando-nos todo o tempo. Estrela e rocha encarnadas, somos verdes e trémulas. O mundo não se fez numa semana, faz-se e desfez-se a cada instante..."

ABOUT THE AUTHOR

Gabriela Cabezón Cámara

Gabriela Cabezón Cámara (San Isidro, Argentina, 1968), intelectual, jornalista e destacada ativista feminista e ambientalista, é uma das figuras mais proeminentes da literatura sul-americana contemporânea. Obteve imediato reconhecimento e sucesso com o seu primeiro romance, La Virgen Cabeza, de 2009, tendo Las Aventuras de la China Iron, de 2017, sido finalista do International Booker Prize e do Prix Médicis. As Meninas do Laranjal, originalmente publicado em 2023, consolidou a sua fulgurante carreira, recebendo numerosos prémios, entre os quais o Premio Sor Juana Inés de la Cruz 2024 e o recente National Book Award para Literatura Traduzida 2025.

(see more)

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT