10% OFF

As Escarpas do Dia

(Poesia 1950-2010)

by Albano Martins
Publisher: Edições Afrontamento, June of 2010 ‧
24,23€
10% OFF CARD
free shipping

«Em “As Escarpas do Dia” está presente o classicismo possível de uma modernidade.»
Fernando Guimarães, JL

«A presente recolha – a 3ª em vinte anos – da minha produção poética, oferece, em relação à 2ª, de 2000, algumas diferenças. O autor foi sensível aos argumentos de alguns amigos e decidiu recuperar, integrando-os no conjunto da sua obra, a quase totalidade dos textos de A vos do chorinho ou os apelos da memória, que um rigoroso escrutínio arredara, em 2000, do volume antológico Assim são as algas. Ao acervo anterior são também acrescentados os livros publicados depois de 2000, incluindo o Livro Quarto, integrado no volume onde pela primeira vez se acham reunidos os Três Poemas de Amor anunciados desde o início da década de 90 do século passado. Neste último livro são, entretanto, recolhidos dois poemas que, por obscuras razões, não figuram na primeira edição e que, por isso, permaneciam até agora inéditos. O capítulo final, Caderno de Argolas, recolhe os poemas de vário timbre escritos nos últimos dez anos (alguns deles inéditos, outros publicados avulsamente em livros, jornais e revistas), que, incapazes de se organizarem em livro, se expõem, ainda assim, sem constrangimento, ao olhar benévolo do leitor. Finalmente: na secção Outros Poemas (1951-1952), é recolhido um pequeno poema esquecido durante anos num caderno escolar e publicado, em data recente, num livro dedicado ao carro eléctrico».

As Escarpas do Dia

(Poesia 1950-2010)

by Albano Martins

Property Description
ISBN: 9789723610925
Publisher: Edições Afrontamento
Release Date: June of 2010
Language: Portuguese
Dimensions: 162 x 230 x 27 mm
Cover: Softcover
Pages: 430
Format: Book
Collection: Obscuro Domínio
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Poetry
EAN: 9789723610925

Uma obra poética de grande valor

VFontes

As Escarpas do Dia reúne a vasta produção poética de Albano Martins, um dos nomes que mais aprecio da poesia portuguesa contemporânea. Aqui encontramos composições poéticas que nos deixam em suspenso, perante a sensibilidade e a firmeza do seu talento.

Do melhor da poesia contemporânea

João Coelho

Não é a minha primeira leitura do trabalho poético de Albano, mas sim uma aquisição com conhecimento da qualidade da sua poesia. Muito recomendado a quem aprecia a boa poesia em língua portuguesa.

ABOUT THE AUTHOR

Albano Martins

Albano Martins nasceu em 1930 na aldeia do Telhado (Fundão) e faleceu em 2018 em Vila Nova de Gaia. Licenciado em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa foi professor na Universidade Fernando Pessoa, no Porto. Dedicou-se também, à tradução de poetas (gregos do período clássico, italianos, espanhóis e sul-americanos). Em 1998, foi-lhe atribuído o Grande Prémio de Tradução Literária, pela sua versão de "Canto Geral", de Pablo Neruda (Campo das Letras, 1998).
Tem colaborações, em prosa e verso, dispersas por numerosos jornais e revistas, nacionais e estrangeiros e os seus poemas estão traduzidos em diversas línguas.

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT