10% OFF

Açores no Coração

Textos de crítica literária e cultural

by José Enes
Publisher: Letras Lavadas, August of 2024 ‧
18,35€
16,52€
10% OFF
IN STOCK -
free shipping
O conjunto de textos reunidos no presente volume constitui, na sua maior parte, as primícias da produção intelectual de José Enes, se exceptuarmos os poemas escritos durante os seus anos de estudo no estrangeiro e já reunidos no volume Obra Poética 1.

A ordenação dos artigos não é cronológica porque a intenção aqui não é fazer a biografia intelectual de José Enes, mas tão-só proporcionar aos leitores uma oportunidade de se aperceberem da dimensão do seu engajamento no diálogo com os literatos e os autores açorianos que direta ou indiretamente refletiram a realidade insular.

Esta ação desenvolveu-se em torno de três eixos: a folha cultural e literária Pensamento, do jornal União, a criação do Instituto Açoriano de Cultura e da revista Atlântida, e já noutra dimensão mais abrangente, a realização das Semanas de Estudo, embora, com a consciência que só uma universidade, na longa duração, poderia induzir na sociedade açoriana a cientificação (para utilizar um termo por ele repetido) de processos que a ajudassem a superar os seculares constrangimentos e dificuldades. É, por isso, que a maioria dos ensaios e das recensões a obras de autores açorianos, que compõem este livro, se reportam ao período referido, revelando aquela intencionalidade.

Assim, em grande parte coligidos na dita folha Pensamento, na Atlântida e ainda na revista literária de Braga 4Ventos. Integram-se também textos inéditos escritos por essa mesma época e que por vicissitudes várias não foram publicados. Foram, ainda, inseridos alguns ensaios, das décadas de oitenta e de noventa.

Açores no Coração

Textos de crítica literária e cultural

by José Enes

Property Description
ISBN: 9789897355493
Publisher: Letras Lavadas
Release Date: August of 2024
Language: Portuguese
Dimensions: 159 x 232 x 23 mm
Cover: Softcover
Pages: 428
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Essays
EAN: 9789897355493

ABOUT THE AUTHOR

José Enes

José Enes (Lajes do Pico, 1924 – Lisboa, 2013) é um dos mais importantes filósofos portugueses do século XX.
Doutor em filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma (1968), professor da Universidade Católica (1968 – 1973), 1º reitor da Universidade dos Açores e seu professor (1976 – 1992), jubilou-se como vice-reitor da Universidade Aberta (1992-1994).
Da sua extensa atividade intelectual e de ação social, é justo destacar: a fundação da página cultural "Pensamento" do jornal União, a criação do IAC e organização do movimento das Semanas de Estudo dos Açores; a organização do Departamento de Filosofia e do Ciclo Propedêutico na Licenciatura em Teologia da Universidade Católica Portuguesa; a instalação da Universidade dos Açores; a Presidência das Comissões de avaliação dos Cursos de Filosofia das Universidades portuguesas (dois primeiros ciclos).
A sua vida pública e obra escrita – balanceadas entre especulação e ação que, em José Enes, constituem duas faces indissociáveis da sua identidade de filósofo – tiveram sempre por objeto descortinar "a insubstituível pertinência de um discurso científico em ordem a se tornar possível a compreensão de um dado momento histórico e a propiciar o atinado acerto das decisões que selecionarão e atuarão as suas potencialidades de futuração", como ele próprio afirma.
Principais publicações: Água do Céu e do Mar (1960), Autonomia da Arte (1964), À Porta do Ser (1969, 1990), Estudos e Ensaios (1982), Linguagem e Ser (1982), Noeticidade e Ontologia (1999).

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT