Portugal Atlântico

Ensaios de fenomenologia política

by José Enes
Publisher: Companhia das Ilhas, October of 2015 ‧
OUT OF STOCK OR NOT AVAILABLE
Sell ​​your book
Colectânea de cerca de 60 ensaios, de diferente alcance, de José Enes, um dos mais importantes filósofos portugueses do século XX. Prefácio do Professor Carlos E. Pacheco Amaral (Universidade dos Açores) e Nota introdutória de Maria Fernanda Diniz Teixeira Enes (Universidade Católica).
Portugal Atlântico aborda temas como a "Atlanticidade de Portugal e relações internacionais" (primeira Parte), em que têm lugar temas como "O Mediterrâneo e o Atlântico: génese histórica", "A cultura portuguesa e a projecção de Portugal no mundo", "O estudo da estratégia e das relações internacionais: projecto universitário", "Relações internacionais - soberania e segurança", "Prospecção histórica de Portugal: Estado Atlântico?", "A atlanticidade de Portugal e os Açores", "Complexo sebastianista no comportamento político". Os Açores dominam grande parte dos ensaios (Enes nasceu na Ilha do Pico), como na segunda parte do livro: "Os Açores e a autonomia regional", que se desobra em capítulos como a "Atlanticidade e interacção dos sistemas societais no processo autonómico", "Considerações sobre a história económica dos Açores", "O 25 de Abril e a autonomia regional dos Açores", "A autonomia regional dos Açores e a teoria do Estado", "A autonomia regional na viragem da década 1980-1990", "O primeiro discurso autonómico dos Açores", "Açores: que autonomia para o século XXI?", "A autonomia universitária e os desafios dos anos 90 para os Açores", "Universidade insular", "Universidade e desenvolvimento regional e Universidade dos Açores - obra dos açorianos em autonomia".
A obra é completada com Bibliografia e Índice de Nomes.

«Os Açores foram, desde muito cedo, uma preocupação central na vida e pensamento de José Enes. Começou pela literatura, mas depressa passou para um todo cultural, com ênfase nas vertentes social, política e mesmo económica. Depois veio o seu enquadramento no alargado espaço do Portugal Atlântico. Nos seus escritos, elevou a um patamar de excelência a reflexão sobre o arquipélago e o seu lugar. Nela, o passado ilhéu é assumido como base fundamental para se projectar o futuro e descobrir possibilidades transformadoras e de longo alcance.»

Onésimo Teotónio Almeida

Portugal Atlântico

Ensaios de fenomenologia política

by José Enes

Property Description
ISBN: 9789898592910
Publisher: Companhia das Ilhas
Release Date: October of 2015
Language: Portuguese
Dimensions: 140 x 219 x 21 mm
Cover: Softcover
Pages: 334
Format: Book
Collection: Transeatlântico
Categories: Books in Portuguese > Social Sciences and Humanities > Philosophy
EAN: 9789898592910

ABOUT THE AUTHOR

José Enes

José Enes (Lajes do Pico, 1924 – Lisboa, 2013) é um dos mais importantes filósofos portugueses do século XX.
Doutor em filosofia pela Universidade Gregoriana de Roma (1968), professor da Universidade Católica (1968 – 1973), 1º reitor da Universidade dos Açores e seu professor (1976 – 1992), jubilou-se como vice-reitor da Universidade Aberta (1992-1994).
Da sua extensa atividade intelectual e de ação social, é justo destacar: a fundação da página cultural "Pensamento" do jornal União, a criação do IAC e organização do movimento das Semanas de Estudo dos Açores; a organização do Departamento de Filosofia e do Ciclo Propedêutico na Licenciatura em Teologia da Universidade Católica Portuguesa; a instalação da Universidade dos Açores; a Presidência das Comissões de avaliação dos Cursos de Filosofia das Universidades portuguesas (dois primeiros ciclos).
A sua vida pública e obra escrita – balanceadas entre especulação e ação que, em José Enes, constituem duas faces indissociáveis da sua identidade de filósofo – tiveram sempre por objeto descortinar "a insubstituível pertinência de um discurso científico em ordem a se tornar possível a compreensão de um dado momento histórico e a propiciar o atinado acerto das decisões que selecionarão e atuarão as suas potencialidades de futuração", como ele próprio afirma.
Principais publicações: Água do Céu e do Mar (1960), Autonomia da Arte (1964), À Porta do Ser (1969, 1990), Estudos e Ensaios (1982), Linguagem e Ser (1982), Noeticidade e Ontologia (1999).

(see more)

BOOKS FROM THE SAME COLLECTION

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT