10% OFF

A Casa Ocupada

by Graça Videira Lopes
Book eBook
Publisher: Dom Quixote, September of 2022 ‧
16,90€
10% OFF CARD
IN STOCK -
free shipping
RECOMMENDED BY THE NATIONAL READING PLAN
Um brasileiro torna-viagem mandou construir um palacete à Junqueira, em Lisboa, em 1889, para nele instalar a numerosa prole que não cessou também de aumentar fora de casa. O edifício - abandonado pelos anos 1950 e ocupado na sequência da revolução de abril de 1974 - está hoje transformado num condomínio de luxo onde moram Pedro e Júlia, um jovem casal de economistas.

É pela voz de Júlia - curiosa sobre o passado da casa -, mas também da sua cunhada Sofia, do namorado desta e de outros narradores, que vamos conhecendo não só as histórias das próprias personagens, mas também as que elas vão gradualmente descobrindo: a do republicano José Anastácio, o primeiro proprietário do palacete; e a do pai de Pedro e de Sofia, maoista em tempos da Revolução de 1974 e empresário de sucesso muitos anos depois.

Inteligente, divertido e cheio de surpresas, este romance - finalista do Prémio LeYa em 2021 - toma as décadas anteriores à implantação da República, os anos da Revolução de Abril e os tempos atuais como contexto e cenário, para nos oferecer um retrato breve e irónico de algumas elites portuguesas, desde finais do século XIX até aos nossos dias.

A Casa Ocupada

by Graça Videira Lopes

Property Description
ISBN: 9789722075732
Publisher: Dom Quixote
Release Date: September of 2022
Language: Portuguese
Dimensions: 159 x 236 x 12 mm
Cover: Softcover
Pages: 200
Format: Book
Categories: Books in Portuguese > Fiction > Romance
EAN: 9789722075732

ABOUT THE AUTHOR

Graça Videira Lopes

Graça Videira Lopes nasceu em Mangualde, em 1952. Formou-se em Filologia Românica na Universidade Clássica de Lisboa e doutorou-se em Literatura Medieval na Universidade Nova de Lisboa, onde foi professora desde 1982 até à sua reforma. Pelo meio, deu ainda aulas nas universidades de Amherst (Massachusetts, USA), Barcelona e Paris (VIII e Sorbonne). Publicou livros de poesia e ensaio, sendo também coordenadora da edição integral das Cantigas Medievais Galego-Portuguesas. Dirige programas de investigação na área da literatura medieval. Publica o primeiro romance, A Casa Ocupada, finalista do Prémio LeYa, nas Publicações Dom Quixote em 2022.

(see more)

BY THE AUTHOR

PEOPLE WHO BOUGHT ALSO BOUGHT