10% de desconto

Uma Recordação De Infância De Leonardo Da Vinci eBook

Seguido De Sobre A Psicogênese De Um Caso De Homossexualidade Feminina

de Sigmund Freud
idioma: português do brasil
editor: L&PM Editores, julho de 2024
8,99€
10% DE DESCONTO CARTÃO
DISPONIBILIDADE IMEDIATA
EBOOK PARA WOOK READER
"Uma recordação de infância de Leonardo da Vinci" (1910) é um exemplo controverso de psicanálise aplicada; Freud se baseia em trechos dos diários do artista renascentista para analisar as repercussões do desenvolvimento sexual infantil no homem adulto, a partir de sua teoria psicossexual. Já "Sobre a psicogênese de um caso de homossexualidade feminina" (1920) traz o relato do caso clínico de uma jovem que o psicanalista tratou durante quatro meses, levada a seu consultório pelos pais, que queriam uma "cura" para a homossexualidade da filha. Eis aqui dois textos instigantes que dão mostra da genialidade de Sigmund Freud - e também das limitações de suas teorias e aplicações; limitações que, mais de um século após a redação destes trabalhos, seguem iluminando o caminho para o aprofundamento das reflexões psicanalíticas.

Uma Recordação De Infância De Leonardo Da Vinci

Seguido De Sobre A Psicogênese De Um Caso De Homossexualidade Feminina

de Sigmund Freud

Propriedade Descrição
ISBN: 9786556665009
Editor: L&PM Editores
Data de Lançamento: julho de 2024
Idioma: Português do Brasil
Páginas: 208
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação temática: eBooks em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9786556665009

SOBRE O AUTOR

Sigmund Freud

Sigmund Freud nasceu no dia 6 de maio de 1856 em Freiberg, no Império Austro-Húngaro, numa família de tradição judaica. Muda-se com a família para Viena com apenas 4 anos de idade, e lá viverá até à ocupação alemã de 1938.
Estudante aplicado e ambicioso, entra para a faculdade de Medicina no ano de 1873, terminando o curso em 1881. Entretanto conhece Josef Breuer, com quem discute a hipnose. No ano de 1885 desloca-se a Paris para estagiar com Jean-Martin Charcot, um neurologista conhecido por toda a Europa pelos seus estudos sobre a histeria e o uso da hipnose. No ano seguinte Freud regressa a Viena e casa com Martha Bernays.
Abre um consultório particular no qual usa a hipnose na cura dos seus pacientes. A publicação da sua "Interpretação dos Sonhos" data de 1900. Com esta obra Freud apresenta ao público uma descrição sobre o inconsciente da mente humana. Dois anos mais tarde é nomeado Professor "Extraordinarius" da Universidade de Viena e reúne à sua volta um grupo de discípulos com quem, em 1908, forma a "Sociedade Psicanalítica de Viena".
Incontornáveis são os seus estudos e teorias sobre a sexualidade, com os quais chocou a sociedade a partir de 1905. Com 67 anos de idade é-lhe diagnosticado um cancro, que tenta curar com sucessivas operações nos 16 anos seguintes.
Freud vê os seus livros serem queimados na praça pública em Berlim, depois da ascensão de Hitler ao poder. Com a anexação da Áustria pela Alemanha, foge com a mulher para Londres, onde vem a morrer de cancro, no dia 23 de setembro de 1939.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR