Portugal A Lápis De Cor - A Sul De Uma Pós-Colonialidade eBook

de Sheila Khan

Livro eBook
editor: Edições Almedina, abril de 2016
Este livro pretende repensar os efeitos do colonialismo português no tempo actual da pós-colonialidade portuguesa partindo de uma reunião polifónica com as gentes do ‘Sul’, com investigadores, pensadores, escritores, jornalistas e investigadores portugueses num ‘frente-a-frente’ reflexivo sobre os seguintes tópicos: a) as narrativas de vida e de identidade no tempo colonial; b) o encontro entre a realidade humana da experiência ultramarina e a realidade da metrópole sócio-cultural, política e económica do pós-25 de Abril; c) a consciência histórica de Portugal mediante as suas Outras-gentes e o modo como Portugal se tem representado a si mesmo, ora como nação que celebra a sua epopeia lusotropicalista, ora como nação europeia; d) os vários retratos da pós-colonialidade portuguesa. Esta tentativa de diálogo foi possível partindo de uma opção metodológica inspirada na proposta teórica do sociólogo Boaventura de Sousa Santos, a sociologia das ausências, e redefinida aqui como sociologia pós-colonial das ausências, cujo objectivo é reflectir o que é, hoje, a pós-colonialidade portuguesa.

Portugal A Lápis De Cor - A Sul De Uma Pós-Colonialidade

de Sheila Khan

ISBN: 9789724061443
Editor: Edições Almedina
Ano: 2016
Idioma: Português
Tipo de produto: eBook
Formato: ePUB i
Classificação temática: eBooks em Português > Ciências Soc. e Humanas > Sociologia
EAN: 9789724061443
Sheila Khan

Sheila Khan é investigadora, no âmbito do seu pós-doutoramento, nas Universidades de Manchester, Department of Spanish and Portuguese Studies, e de Coimbra, Centro de Estudos Sociais (CES). É investigadora convidada no Centro de Investigação em Ciências Sociais (CICS), da Universidade do Minho e, mais recentemente, investigadora convidada no Departamento de Antropologia Social, da Norwegian University of Science and Technology (NTNU). Doutorada em Estudos Étnicos e Culturais pela Universidade de Warwick, Centre for Research in Ethnic Relations; mestre em Psicologia Social na especialidade dos Cross-Cultural Studies pelo Instituto de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE); e licenciada em Sociologia das Organizações pela Universidade do Minho. Os seus actuais interesses de investigação incluem: estudos pós-coloniais (Moçambique e Portugal), imigrantes moçambicanos em Portugal. História de Moçambique, literatura moçambicana, literatura portuguesa contemporânea/pós-colonial, narrativas de vida e de identidade, memória, exílios e autobiografia, documentaário e análise literária (aplicação de abordagens da sociologia da literatura); epistemologias do sul e metodologias aplicadas aos estudos pós-coloniais.

Autora do livro, Imigrantes Africanos Moçambicanos: Narrativa de Imigração e de Identidade e Estratégias de Aculturação em Portugal e na Inglaterra (Edicões Colibri, 2009).

(ver mais)