Porquê Ler Os Clássicos? eBook
de Italo Calvino
Sobre
o Livro
Plano Nacional de Leitura
Livro recomendado para o 9º ano de escolaridade, destinado a leitura orientada na sala de aula.
Os clássicos são livros de que se costuma ouvir dizer: «Estou a reler…» e nunca: «Estou a ler…»
Um clássico é um livro que nunca acabou de dizer o que tem a dizer.
Os clássicos são livros que quanto mais se julga conhecê-los por ouvir falar, mais se descobrem como novos, inesperados e inéditos ao lê-los de facto.
Chama se clássico um livro que se configura como equivalente do universo, tal como os antigos talismãs.
O nosso clássico é o que não pode ser-nos indiferente e que nos serve para nos definirmos a nós mesmos em relação e se calhar até em contraste com ele.
A partir destas e de outras definições de clássicos que nos oferece no primeiro capítulo, Calvino vai dar resposta à pergunta que dá o título a este livro, numa série de brilhantíssimos ensaios que percorrem alguns dos pontos mais altos da literatura e do pensamento mundiais. A Odisseia, Xenofonte, Ovídio, Plínio, o Velho, Tirant lo Blanc, Ariosto, Galileu, Robinson Crusoe, Cândido, Diderot, Stendhal, Balzac, Dickens, Flaubert, Tolstoi, Henry James, Robert Louis Stevenson, Conrad, Hemingway, Borges e muitos outros autores e obras definitivamente clássicos.
Uma ótima leitura para descobrir autores clássicos e relembrar outros a ponto de nos deixar tentados a revisitá-los.
Com a inteligência e o engenho de um mestre, o leitor é guiado pelo extraordinário mundo dos livros, aqueles que resistiram ao crivo do tempo e que são os fundadores da nossa identidade comum.
Comprei este livro pelo título...a curiosidade que me levou a comprar este livro foi derivado aos clássicos que nos afasta dessas leituras por medo das suas interpretações ...e fiquei curiosa para saber o seu conteúdo ,e posso dizer que fiquei satisfeita ajudou me a perceber mais sobre clássicos . Recomendo,mas este livro é de reler muitas vezes e para mim está como um complemento de alguns clássicos excelente...
Um clássico não se esgota numa leitura, é um livro que tem sempre algo mais a acrescentar porque cresce conosco enquanto leitores e seres humanos. Mas como nem todos os clássicos são de fácil interpretação, Ítalo Calvino, proporciona neste livro uma vasta informação acerca dos grandes autores que nos deixaram obras intemporais, ajuda-nos a enquadrá-las no contexto social em que foram inseridas e o papel dos autores na sociedade da época em que viveram e escreveram. Este trabalho de Calvino ajudou-me a compreender livros que já li, (deixou-me com vontade de os reler) e voltarei a ele quando ler outras obras aqui referidas. Como tal, é um livro para ter sempre por perto. A edição da D.Quixote está muito bem conseguida, e a capa é lindíssima. Recomendo.