10% de desconto

O Poeta Na Cidade eBook

de Helena Carvalhão Buescu
Livro eBook
Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, setembro de 2022 ‧
11,50€
10% DESCONTO CARTÃO
DISPONIBILIDADE IMEDIATA
Ebook para wook reader
A relação entre História e Literatura é um dos elementos fundadores do que hoje consideramos como o fenómeno literário e, muito embora sob diversíssimas configurações, tem contribuído para a perceção das duas formas de discurso como mutuamente fecundáveis e em vários aspetos certamente próximas. Em alguns momentos, as fronteiras parecem quase indistintas: por exemplo, como veremos, em casos-chave da historiografia medieval a separação entre facto e ficção é pouco operativa, e ambos parecem fazer parte de um mesmo universo imaginário.
Em outros momentos, porém, e com diferentes conceitos operatórios, parece chegar-se quase a uma conceção antagonista das duas formas de discurso, como se a uma, e só a uma, coubesse o monopólio da verdade; enquanto a outra pareceria construir-se com base num afastamento potencialmente perigoso do real, ficando «presa» da imaginação.
A posição que este livro defende repousa sobre a compreensão de que os vínculos entre História e Literatura, sendo de compreensão essencial para ambas, devem refletir a sua variação histórica.

O Poeta Na Cidade

de Helena Carvalhão Buescu

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722730747
Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
Data de Lançamento: setembro de 2022
Idioma: Português
Tipo de produto: eBook
Formato e Compatibilidade:
Classificação Temática: eBooks em Português > Literatura > Outras Formas Literárias
EAN: 9789722730747
Acessibilidade: Ver características de acessibilidade indicadas pelo editor

SOBRE O AUTOR

Helena Carvalhão Buescu

Helena Carvalhão Buescu é professora catedrática emérita de Literatura Comparada na Universidade de Lisboa. É professora ou investigadora visitante de prestigiadas universidades na Europa, EUA e Brasil. Tem mais de uma centena de ensaios publicados e é autora de vários livros, sendo o mais recente Heranças Imperfeitas (2025). Fundou e dirigiu o Centro de Estudos Comparatistas (Universidade de Lisboa) e tem pertencido a várias escolas internacionais. É membro da Academia Europaea e membro efetivo da Academia das Ciências de Lisboa. Recebeu o doutoramento honoris causa pela Universidade de Bucareste e foi distinguida com vários prémios.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU