WOOK LÊ Manuel Alberto Valente

«Wook Lê» é a nova rubrica do nosso blogue literário e não poderíamos inaugurá-la de melhor forma: perguntámos a Manuel Alberto Valente, reconhecido escritor e editor literário, quais são as obras literárias da sua vida.
«Não é fácil escolher seis livros depois de uma vida inteira a lidar com eles», retorquiu, com toda a razão.
Mas feito o exercício, eis a sua belíssima lista:
BIOGRAFIA
NOME: MANUEL ALBERTO VALENTE
DATA E LOCAL DE NASCIMENTO: 1945, Vila Nova de Gaia
WOOK FAZ? Escritor e editor – diretor da Divisão Editorial de Lisboa da Porto Editora
Editou, em Portugal, muitos autores agora célebres, entre os quais, Milan Kundera e Luis Sepúlveda
OS SEIS LIVROS DA SUA VIDA
A MARAVILHOSA VIAGEM DE NILS HOLGERSSON ATRAVÉS DA SUÉCIA
SELMA LAGERLOF
«Foi um dos primeiros livros que li e certamente aquele que me conquistou para a Literatura. Uma obra-prima da Prémio Nobel de 1909.»
OS MAIAS
EÇA DE QUEIROZ
«A literatura moderna portuguesa começou aqui. Ter lido “Os Maias” devia ser condição obrigatória para o acesso ao Cartão de Cidadão.»
POESIA
JOSÉ GOMES FERREIRA
«Foi com José Gomes Ferreira que descobri verdadeiramente a Poesia. Hoje quase esquecido, merecia ser redescoberto para lá das “Aventuras Maravilhosas de João Sem Medo”.»
DRÔLE DE JEU
ROGER VAILLAND
«Roger Vailland foi para a minha geração um modelo de vida: o da literatura “de esquerda” que soube a tempo separar as águas turvas do estalinismo. Os seus romances foram para mim uma Bíblia. Escolheria Drôle de Jeu ou La Loi.»
OS CAPITÃES DA AREIA
JORGE AMADO
«Os Capitães da Areia são Jorge Amado no seu estado mais puro. E Jorge Amado era para nós a voz mais livre daquilo que depois se chamou lusofonia.»
MEMORIAL DO CONVENTO
JOSÉ SARAMAGO
«Qualquer lista ficaria incompleta sem Saramago. E o Memorial é o melhor cartão de ingresso no seu extraordinário universo literário.»

Subscreva!