Como ler 100 livros num ano

Vamos ler 100 livros no próximo ano?
Vamos ler 100 livros no próximo ano?
Meta: ler 2 livros por semana. Parece-lhe muito? Na realidade, até nem é. Mas não existe um segredo ou uma fórmula mágica, se é isso que procura. Há, porém, uma série de “truques” que pode adotar se uma das resoluções que definiu para 2019 é ler mais.

Se já é um leitor assíduo e gostava de aumentar o ritmo (até porque as editoras não esperam por nós), este artigo também é para si.

Aqui tem cinco dicas que podem ajudar – e muito – a alcançar este objetivo (que, na verdade, com a prática, verá que até pode ler mais do que uma centena de títulos por ano). E são mesmo muito simples.
#1 – Leia os livros que lhe interessam
Quando pegar num livro, pergunte-se se ele vale a pena. Ler livros que nos interessam é meio caminho andado para querer continuar a ler. Encontre livros que despertem a sua curiosidade. A leitura nunca deve ser um suplício.
#2 – Reduza as distrações
A quantidade de coisas que podemos fazer além de pegar num bom livro é cada vez maior. E, a bem da verdade, nem todas são tempo perdido. Mas na hora da leitura, só há espaço para duas coisas: nós e o livro.
#3 – Crie o hábito
Uma solução para não se desviar do seu livro é definir uma hora da leitura e encontrar um cantinho confortável. Depois, basta fazer disso uma rotina. Todos sabemos que os bons hábitos viciam. :)
#4 – Procure curadoria
Informação especializada vale ouro e mantém a sua mente fresca para novos livros. Procure blogues literários (o nosso está sempre atualizado :) ), junte-se a um clube de leitura, ouça podcasts, procure recomendações. Bill Gates tem sempre as suas sugestões ocasionais. Ryan Holiday também. Mas há muitos mais. Basta estar atento.
#5 – Comprometa-se com o livro (e aponte os que já leu)
Estabelecer um prazo para ler um livro é uma excelente dica para se manter focado e motivado; a outra é apontar os livros que já leu (título e autor). No final do ano, é gratificante ver a lista a aumentar. E, além disso, ainda pode fazer recomendações. Uma boa ferramenta para isso é o Good Reads.
Por fim, importa lembrar que quantidade e qualidade não têm de estar necessariamente em polos opostos. Existem livros excecionais com 100 páginas ou até menos.
E, se não conseguir ler 100 livros, leia 50, ou 20, e não se martirize. Criar um novo hábito não depende apenas da força de vontade.
----
FAÇA AS CONTAS!
— 100 livros x 50 mil palavras/livro* = 5 milhões de palavras
— 5 milhões de palavras/400 palavras por minuto** = 12,5 mil minutos
— 12,5 mil minutos/60 minutos por hora = 208 horas

Para ler 100 livros são necessárias 208 horas. Um ano comum (365 dias) tem 8760 horas.

Independentemente da sua velocidade de leitura, 100 livros é uma média razoável.

*200 páginas por livro
**um leitor médio lê 300/400 palavras por minuto
«Que outros se gabem das páginas que escreveram; eu orgulho-me das que li.» Jorge Luis Borges

Wook está a dar

Subscreva!