10 bons motivos para nunca deixar de ler

10 bons motivos para nunca deixar de ler
10 bons motivos para nunca deixar de ler
Caro leitor ávido,

O famoso escritor americano Ralph Waldo Emerson (1803-1882) disse: «Se encontrares um homem com um intelecto raro, pergunta-lhe quais os livros que lê.»

Ao longo dos anos, têm sido publicados vários estudos com evidência científica sobre o quão valioso um livro pode ser e o quão importante é cultivarmos hábitos de leitura. Nós vamos partilhar 10.
#1 – Aumenta a inteligência
Por mais abstrato que isto possa parecer, a verdade é que um livro continua a ser uma das mais importantes fontes de conhecimento (para além da educação e da genética). E quanto mais cedo se começa, maior será o desenvolvimento cognitivo.
#2 – Reduz o stress e a ansiedade
Segundo o neuropsicólogo britânico David Lewis, bastam seis minutos a ler para que sejam observadas alterações significativas no corpo que contribuem para a redução do stress, inclusive, em níveis superiores comparativamente a ouvir música ou fazer uma caminhada.
#3 – Aumenta o vocabulário
Ler de forma regular é uma espécie de fermento que adicionamos ao nosso léxico. Nenhuma outra atividade nos expõe tanto a palavras novas como a leitura.
#4 – Retarda o envelhecimento do cérebro e diminui o risco de Alzheimer
A memória é uma das primeiras funções do cérebro a deteriorar-se com o tempo. Assim como outros músculos do corpo exigem exercícios, o cérebro também deve ser estimulado para se manter forte e saudável. Sempre que se abre um livro, ele é incitado a relembrar-se da página, da história, das personagens, da trama. Além disso, a cada nova memória criada, surgem novos fios condutores e fortalecem-se os existentes.
#5 – Aumenta a criatividade
Quando somos expostos a diferentes histórias e diferentes pontos de vista isso reflete-se numa mente mais aberta e livre. A leitura ajuda-nos a ver o mundo de uma outra forma, a ter ideias originais e a encontrar soluções mais criativas.
#6 – Melhora a concentração e o foco
No dia a dia, somos capazes (e/ou vemo-nos obrigados) a fazer inúmeras tarefas ao mesmo tempo. Quando lemos um livro isso não acontece: além de assumirmos um compromisso perante o livro, toda a nossa atenção está focada na narrativa, nas personagens e nos detalhes. A médio e longo prazo, isso repercute-se numa série de outras áreas da nossa vida.
#7 – Melhora a perceção sobre o mundo
A História tem um papel fundamental naquilo que somos hoje. Quando lemos, apreendemos o passado e isso ajuda-nos a compreender o presente. Só uma pessoa plenamente informada, será crítica o suficiente para encontrar soluções adequadas a problemas atuais.
#8 – Melhora a qualidade do sono
Uma má noite de sono afeta a produtividade, o humor e a relação com os outros. É por isso que muitos especialistas defendem que devemos estabelecer uma rotina regular para acalmar a mente antes de dormir. Um livro é uma excelente opção, como vimos no ponto 2.
#9 – Aumenta a empatia
Apesar de ser uma atividade solitária, quando lemos um livro tornamo-nos também parte dessa história e conseguimos até sentir as emoções das personagens. Por conseguinte, isto dá-nos a amplitude suficiente, para, ‘na vida real’, compreendermos como diferentes coisas afetam diferentes pessoas.
#10 – Não tem efeitos colaterais
Ao contrário de ver televisão, os livros são uma aposta segura. Nunca ninguém ficou cego por ler muitos livros e não se conhece, até hoje, nenhum perigo associado ao facto de se ler um bom livro. :) Além disso, é um hobbie barato e portátil.

Wook está a dar

Subscreva!