Aqui há gato!
Partilhar:
4 de outubro de 2023
Hoje celebra-se o Dia Mundial do Animal, uma efeméride criada pelo escritor e editor alemão da revista Mensch und Hund (Homem e Cão), Heinrich Zimmermann, e comemorada pela primeira vez em 1925. A ideia é contribuir para tornar o mundo num lugar melhor para todos os animais. E estes livros, protagonizados por gatos, são um passo nessa direção.
Se o Seu Gato Falasse
…Mas não fala, pois não? Pelo menos na nossa língua. Por isso, resta-nos aprender a interpretar a linguagem que todos os felinos falam, o «gatês», através dos seus miados, expressões, ronronares e até da sua linguagem corporal básica, compreendendo, por exemplo, o que a cauda revela. Se o Seu Gato Falasse é um guia que esclarece todas as dúvidas que possa ter em relação aos seus gatos, escrito por Yuki Hattori, um dos veterinários de maior prestígio no Japão – e um fã de gatos, pois claro. Como é preciso ver tudo o que o gato expressa para o compreender, o autor acompanhar as suas explicações, passo a passo, com divertidas ilustrações, de Ito Hamster. Até inclui informações sobre cuidados diários (da higiene à alimentação e perigos a evitar), sempre adaptados às várias etapas e idades do seu gato. Tudo para que ele tenha uma vida felina longa e feliz.
QUERO LER!
Como domesticar um humano
Se o Dr. Yuki Hattori admite que ninguém garante que os nossos gatos não nos veem como fiéis servidores, Barbara Capponi, a autora de Como Domesticar um Humano, vai mais longe e diz: «Tinha 5 anos quando comecei a ser domesticada por gatos». Escreve na primeira pessoa, mas do ponto de vista dos gatos – ou melhor, encarna a forma como um gato nos vê. Com uma escrita muito humorística e fluída, este livro daria um excelente guia para ajudar os gatos a lidarem connosco, se estes soubessem ler. Assim, serve para nós os entendermos melhor e até, talvez, aceitarmos que são perniciosos, sim, mas também muito habilidosos e capazes, até mesmo, de nos treinar. Inclui um capítulo sobre como seduzir um humano, do olhar às exibições, outro sobre a convivência e educação doméstica (incluindo a das crias dos humanos) e as fixações humanas (como a bola e o beijo). Uma dose de humor felídea.
QUERO LER!
Eu sou um gato
Os gatos são tão adorados na Terra do Sol Nascente que até Natsume Soseki, autor de Kokoro, se inspirou neles para escrever Eu Sou um Gato, um dos clássicos da literatura nipónica mais lidos em todo o mundo. O gato, narrador deste romance, é adotado, contra sua vontade, por Kushami, um professor mal-humorado e com falta de perspetivas na vida. Com ares de superioridade, o gato não poupa ninguém, falando com sarcasmo dos humanos e traçando um retrato sarcástico e acutilante da sociedade japonesa. Soseki tece uma profunda análise psicológica do ser humano e do subconsciente, inspirando-se nas ideias de filósofos e escritores passados e propões. No Japão em mudança da Era Meiji (1868-1905), o autor propõe uma nova forma de pensar, com mais abertura para o Ocidente, na construção do país enquanto potência mundial. Além da reflexão inerente, a escrita do autor está permeada de momentos de diversão, mantendo este livro vivo até hoje.
QUERO LER!
Esta história não é sobre uma gatinha
Para os mais pequeninos, este livro ilustrado traz uma história do que poderia ter sido um dia comum, em qualquer pequena cidade. Mas, por ter uma gatinha no centro da ação, o dia para que nos leva desdobra-se em gestos simples e espontâneos que resultam numa mudança, para melhor, de todos os envolvidos. Uma gatinha triste e só, a precisar de um lar, acaba por unir muitas pessoas que, de outra forma, não se conheceriam, apesar de se cruzarem diariamente. Uma pequena história que ensina a «parar e prestar atenção, e tomar conta, e partilhar…». No fundo, demonstra, também com bonitas e amplas ilustrações, a importância do trabalho em equipa. E dos animais, claro.
QUERO LER!