9 livros para miúdos que todos os adultos deviam ler

O Plano Nacional de Leitura (PNL) é uma iniciativa do Ministério da Educação que tem como objetivo elevar os níveis de literacia de crianças e de adultos.
Estes nove livros são indicados para crianças e adolescentes entre os 3 e os 14/15 anos, mas a verdade é que contêm lições de vida demasiado importantes e transversais para serem ignoradas por nós, adultos. Seja em que idade for.
O GRANDE LIVRO DAS EMOÇÕES
INÊS GUERREIRO
Um livro para explorar emoções, sentimentos e, assim, descodificar o mundo. Em cada uma das 20 histórias cativantes há um segredo escondido para ensinar o leitor a conviver melhor com aqueles que o rodeiam.
O RAPAZ QUE COMIA LIVROS
OLIVER JEFFERS
Esta é a história de Henrique, um menino que literalmente devorava livros, tornando-se cada vez mais inteligente… até que descobriu que ler era muito mais divertido e saudável do que comer livros. Uma mensagem original que cativa miúdos e graúdos.
OS DA MINHA RUA
ONDJAKI
Se acha que este é apenas um livro para crianças, então está mesmo a precisar de o ler. Uma ode à imaginação, Ondjaki celebra a infância feliz e leva-nos a embarcar numa viagem que vai oscilando entre o real e a memória de uma rua que simboliza a descoberta, alegria, tristeza e amizade.
MEU PÉ DE LARANJA LIMA
JOSÉ MAURO DE VASCONCELOS
Zezé é um menino de seis anos, pobre e sensível, que se refugia num mundo de fantasia. Carente de afeto, torna por confidente um pé de laranja lima, a quem conta os seus sonhos e desejos. Um clássico para todas as idades.
MATARAM A COTOVIA
HARPER LEE
As injustiças e as pequenas guerras preparam caminho para algo maior: uma grande lição sobre inocência e justiça. Narrada de forma brilhante por Scout Finch, este romance de Harper Lee, que reflete sobre as normas sociais, o racismo e o preconceito, deveria estar inscrito na lista de livros obrigatórios, seja qual for a idade do leitor.
A MAIOR FLOR DO MUNDO
JOSÉ SARAMAGO
«E se as histórias para crianças passassem a ser de leitura obrigatória para os adultos? Seriam eles capazes de aprender realmente o que há tanto tempo têm andado a ensinar?»
ONDE VIVEM OS MONSTROS
MAURICE SENDAK
Há sentimentos que não conseguimos evitar, mas podemos ter o discernimento suficiente para lidar com eles: raiva, medo, frustração. Nós sabemos bem onde vivem os monstros… e queremos alimentá-los? Um livro recheado de lições para pessoas de todas as idades.
A VIÚVA E O PAPAGAIO
VIRGINIA WOOLF
Imprevisível e muito divertido, neste livro que tem como protagonista a Sra. Gage e o papagaio James, Virginia Woolf deixa-nos uma série de lições de vida que, por vezes, nós adultos, tendemos a esquecer: a importância do amor, dos afetos e dos animais na nossa vida. E que a riqueza não é tudo.
SE EU FOSSE UM LIVRO
JOSÉ JORGE LETRIA
Quem, de entre os apaixonados pelos livros, nunca sentiu que o mundo se transforma à sua volta por influência do que está a ler? Uma obra textual e visualmente poética para a idade que se tiver sobre a importância dos livros que não são ornamentos de prateleiras.

Wook está a dar

Subscreva!