10% de desconto

Zeca Afonso e a Malta das Cantigas

de José Jorge Letria

editor: Terramar, abril de 2002
Quem foi José Afonso e que importância teve como cantor, compositor e poeta? Qual foi o papel dos cantores da Resistência na preparação do 25 de Abril de 1974 e na consolidação da democracia em que vivemos há 28 anos? De que forma contribuiu o trabalho dos cantores de intervenção para a divulgação da obra de grandes poetas como Sophia de Mello Breyner, Natália Correia, António Gedeão, Manuel Alegre, José Gomes Ferreira ou Carlos de Oliveira? O que era cantar em nome da liberdade num país onde ela não existia?

Eis algumas das perguntas a que este livro, escrito a pensar nos leitores jovens, pretende dar resposta, tendo em conta que aqueles a quem se destina pouco ou nada sabem desse tempo.

Misto de testemunho e de memória pessoal, Zeca Afonso e a Malta das Cantigas tem como autor José Jorge Letria, jornalista e escritor com vasta obra publicada e premiada, que foi, ao lado de José Afonso, Manuel Freire, Francisco Fanhais, Adriano Correia de Oliveira, entre outros, um dos mais destacados cantores da Resistência, com vários discos publicados antes e depois do 25 de Abril.

Zeca Afonso e a Malta das Cantigas não é só um livro sobre cantores e canções; é também um testemunho vivo de um tempo em que Portugal e os Portugueses viviam privados das liberdades fundamentais. O autor e outros nomes importantes da canção da Resistência foram agraciados pelo presidente da República, com a «Ordem da Liberdade», pelo trabalho cultural e político desenvolvido antes do 25 de Abril.

Zeca Afonso e a Malta das Cantigas

de José Jorge Letria

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727103096
Editor: Terramar
Data de Lançamento: abril de 2002
Idioma: Português
Dimensões: 125 x 184 x 5 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 76
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Estória Livros em Português > Infantis e Juvenis > Literatura Juvenil
EAN: 9789727103096
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
José Jorge Letria

José Jorge Letria é ficcionista, jornalista, poeta, dramaturgo. Nasceu em Cascais, em 1951, onde foi vereador da Cultura de 1994 a 2002. Traduzido em mais de dez idiomas, foi premiado em Portugal e no estrangeiro: destacam-se dois Grandes Prémios da APE, o Prémio Aula de Poesia de Barcelona, o Prémio Internacional UNESCO, o Prémio Eça de Queiroz – Município de Lisboa, o Prémio da Associação Paulista de Críticos de Arte e o Prémio de Poesia Guerra Junqueiro. As antologias "O Fantasma da Obra", "O Livro Branco da Melancolia" e "Poesia Escolhida" condensam o essencial da sua poesia. Foi, ao lado de José Afonso e Adriano Correia de Oliveira, um destacado cantor político, tendo sido agraciado, em 1997, com a Ordem da Liberdade. É mestre em Estudos da Paz e da Guerra nas Novas Relações Internacionais pela Universidade Autónoma de Lisboa e pós-graduado em Jornalismo Internacional. Doutorou-se com distinção em Ciências da Comunicação no ISCTE. É presidente da Sociedade Portuguesa de Autores, presidiu ao Grupo Europeu de Sociedades de Autores e Compositores (GESAC), com sede em Bruxelas, e ao Comité Europeu de Sociedades de Autores da Confederação Internacional de Sociedades de Autores e Compositores, com sede em Paris.

(ver mais)
Vanessa Vai à Luta

Vanessa Vai à Luta

10%
Porto Editora
12,20€ 10% CARTÃO