100%

Violência Doméstica e Crimes Sexuais

Um guia para as vítimas, familiares e amigos

de Luís Maia

editor: Pactor, outubro de 2012
DEVOLVEMOS 100% NA COMPRA DESTE ARTIGO - SAIBA MAIS i
Um livro que NÃO se centra na discussão e compreensão dos problemas relacionados com a violência doméstica, com os maus-tratos infantis ou com os crimes sexuais, MAS SIM na vítima e no apoio que esta pode receber.

O que fazer?
Que medidas legais tomar?
Que canais de apoio podem ser consultados?
Como planear uma fuga em situação de risco?
Como reconhecer os indicadores de agressão à criança?
Como proceder à denúncia?

Estas são algumas das questões tratadas nesta obra sobre dois dos maiores flagelos da sociedade: a Violência Doméstica e os Crimes Sexuais. Com uma linguagem simples, prática e informativa, este é um livro dedicado diretamente à vítima e a todas as pessoas que podem fazer algo para prestar apoio à vítima, criança ou adulto, seja ela abusada sexualmente ou maltratada física ou emocionalmente. Trata-se de uma obra que pode ajudar também os pais, os educadores e as famílias a detetar sinais e sintomas, bem como a encontrar formas de lidar e falar com as vítimas, especialmente quando crianças, no sentido de as proteger e de as esclarecer sobre estes fenómenos. Os técnicos e profissionais que, no âmbito das suas atividades, lidam com estas problemáticas, encontrarão também aqui um manual de apoio essencial. Com a leitura deste livro a vítima perceberá que não está só, que não teve culpa pelo que lhe aconteceu e que necessita de toda a ajuda que lhe é devida.

Ao longo do livro são abordados, entre outros, os seguintes temas:

- Indicadores de agressão na violência sobre a criança
- Acompanhamento e tratamento das famílias em risco
- Sinais e sintomas de abuso infantil e tipos de abuso
- Crimes e agressões sexuais
- Enquadramento jurídico dos crimes contra a liberdade e autodeterminação sexual
- Atuar em caso de violência doméstica e crime sexual contra mulheres
- Apoio à criança vítima de abuso sexual
- Abuso emocional e negligência infantil
- A figura masculina contra a violência doméstica e os crimes sexuais
- Drogas, álcool e maus-tratos e violência doméstica


Sabia que:

... Em alguns crimes, se a vítima for maior de idade, e se não for ela própria a fazer a denúncia/queixa, o processo não pode ser prosseguido?

... Uma criança que esteja a ser abusada sexualmente estará, na maioria das vezes, a ser vítima de negligência nos cuidados de saúde e higiene?

... Há evidências que sugerem que 1 em cada 3 casos de abuso sexual de crianças não é lembrado por estas quando são adultas?

... A melhor forma de ajudar a vítima é apoiá-la em qualquer decisão que ela tome, deixando, contudo, claro que ser agredido ou abusado é algo errado e inaceitável?

... Segundo a Organização Mundial de Saúde, 1 em cada 3 mulheres é ou será vítima de violência doméstica em alguma altura da sua vida?

... É importante falar com os seus filhos sobre estes temas? Elucidar as crianças é a melhor forma de prevenção!

... Falar abertamente sobre violência doméstica pode ter um efeito poderoso em mudar as normas sociais?

... O abuso de bebidas alcoólicas é um potente agravador da violência doméstica, seja ela física, verbal ou psicológica?

Aos leitores deste livro que em silêncio suportam uma mágoa escondida e envergonhada, pelo tempo, pela dor e pela lembrança infinita. Que as vozes permaneçam altivas e persistentes perante a injustiça, que advém de uma luta social preconceituosa e desprotegida pela humanidade. E que se quebre o silêncio!
Luis Maia

Violência Doméstica e Crimes Sexuais

Um guia para as vítimas, familiares e amigos

de Luís Maia

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896930172
Editor: Pactor
Data de Lançamento: outubro de 2012
Idioma: Português
Dimensões: 153 x 234 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 225
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789896930172
e e e e e

Boa qualidade

Sara

Recomendo vivamente este livro, contém todos os pontos que são importantes para se perceber mais sobre o tema da violência doméstica e crimes sexuais. Foi de fácil leitura e com uma linguagem bastante simples. Recomendo!

e e e e e

Simples e pratico

Sónia Aguiar

Simples e prático, este manual é excelente para profissionais e também para o público em geral que queira manter-se informado.

e e e e e

Violência Doméstica e Crimes Sexuais

Luís Filipe Gonçalves Semedo

Caros leitores; Este manual é muito interessante e útil não só para quem se dedica ao combate da violência doméstica e aos crimes do foro sexual nos nossos dias, como também direccionado à sociedade civíl, pois, permite ter uma percepção dos meandros do fenómeno.

Luís Maia

Licenciado em Psicologia Clínica e da Saúde pela Universidade do Minho, especialista em Ciências Médico-Legais pelo Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, mestre em Neurociências pela Faculdade de Medicina de Lisboa, com os graus de Neuropsicologia Clínica e de Suficiência Investigadora em Psicobiologia e doutorado em Neuropsicologia Clínica pela Universidade de Salamanca. Docente da Universidade da Beira Interior. Psicoterapeuta com vasta experiência nos campos da Neuropsicologia, Psicologia Forense, Psicopedagogia e perturbações mentais. Galardoado com dezenas de prémios académicos e científicos, nacionais e internacionais, é, ainda, editor associado da revista Psicologia e Educação da Universidade da Beira Interior. Autor de vários livros, entre os quais E Tudo Começa no Berço! e Educar sem Bater, publicados pela PACTOR, e Avaliação e Intervenção Neuropsicológica, publicado pela LIDEL, e de centenas de artigos, procura afirmar cada vez mais o papel da responsabilização pessoal em prol do desenvolvimento social humano.

(ver mais)