Vida de Aristóteles
de António Pedro Mesquita
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
Saiba mais sobre preços e promoções consultando as nossas condições gerais de venda.
DATA PREVISTA DE ENTREGA
A data prevista de entrega pode ser alvo de alterações e recálculos, nos seguintes cenários não exclusivos: caso o pagamento não seja efetuado de imediato; o cliente altere a sua encomenda; exista uma diferença na disponibilidade de um artigo; necessidade de um pagamento suplementar; entre outros.
Pode consultar a data prevista de entrega da sua encomenda no último passo do checkout e confirmar a mesma nos detalhes da encomenda a partir da área de cliente
EM STOCK
PRÉ-LANÇAMENTO
DISPONÍVEL
OFERTA DE PORTES
Oferta de Portes válida para entregas nos Açores e Madeira, em todas as encomendas enviadas por Entrega Standard. Ofertas de portes válidas para encomendas até 10 kg.
Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2023. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
Aristóteles de Estagira (384-322 a.C.) é um dos maiores vultos da cultura ocidental.
Importa, pois, saber quem era, como se formou, que realizações se lhe devem, que vicissitudes enfrentou e que destino veio a ter este génio universalista a cujo legado intelectual, ao fim de quase vinte e cinco séculos, estamos, em tantas áreas e sob tantos modos, ainda hoje ligados.
Na presente obra, o autor oferece uma narrativa cronológica da vida deste grande pensador grego. Embora redigida com informalidade, incluem-se nela apenas os dados mais fidedignos, sendo todos os suspeitos ou controversos devidamente assinalados, ou mesmo discutidos num capítulo próprio, quando a sua importância o justifica.
A reconstituição biográfica resultante é, assim, com recurso aos dados antigos mais seguros e às análises modernas mais sabedoras e equilibradas, uma tentativa de apreender o que de mais sólido se pode conjecturar, ou de mais frágil se deve duvidar, a respeito da vida e da personalidade de Aristóteles.
ÍNDICE
NOTA INTRODUTÓRIA / VIDA DE ARISTÓTELES: Os primeiros tempos: Nascimento; Família; Infância. De estudante a professor: A Academia; O leitor; Primeiros escritos. A época das viagens: Longe de Atenas; Preceptor de Alexandre; Casamento. Obscuridades e problemas de cronologia: O regresso a Estagira; A morte de Pitíade; Herpílis; Nicómaco. O regresso a Atenas: A fundação da escola; O Perípato. A fuga e a morte: O império de Alexandre; O segundo exílio; Últimos momentos. Personalidade e aparência pessoal: Aspecto físico e características pessoais; Calúnias e difamações várias; To Ariston Telos / FONTES: Elementos biográficos antigos. As antigas Vitae Aristotelis. Os primeiros testemunhos. A literatura biográfica helenística e neo-helenística. Do comentarismo às recolhas biodoxográficas tardias. Acidentes e vícios de transmissão. Tradição difamatória, reacção peripatética e fontes independentes. Uma conclusão e alguns ensinamentos / APÊNDICES: Glossário das principais fontes biográficas antigas e de outros autores correlacionados. Informações contidas nas antigas Vitae de Aristóteles. Quadro-resumo da vida de Aristóteles com paralelo histórico-cultural. Árvore genealógica de Aristóteles. A dinastia Macedónia. Testamento de Aristóteles: Introdução; Versão de Diógenes Laércio; Versão de Usaibia. Escolarcas do Liceu. Quadro ilustrativo de algumas datações propostas para as obras de Aristóteles / GRAVURAS / SIGLAS: Aristóteles. Outros / ABREVIATURAS: Livros de referência. Revistas e publicações periódicas / BIBLIOGRAFIA.
Propriedade | Descrição |
---|---|
ISBN: | 9789726184201 |
Editor: | Edições Sílabo |
Data de Lançamento: | agosto de 2006 |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 131 x 200 x 13 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 240 |
Tipo de produto: | Livro |
Coleção: | Sophia |
Classificação temática: | Livros em Português > Literatura > Biografias |
EAN: | 9789726184201 |
Sobre Aristóteles
Paulo Martins
Aristóteles faz parte da essência da cultura ocidental. Ler sobre ele é uma experiência enriquecedora e gratificante. O autor é um literato e académico que domina o grego, algo que a mim me escapa, infelizmente. Graças a isso, António P. Mesquita fez uma recolha e respectiva tradução das fontes existentes relativas a Aristóteles, dando a conhecer ao leitor pormenores tão interessantes como o facto de Aristóteles sofrer de uma ligeira gaguez! Mais do que uma mera biografia, o livro é um autêntico manual de cultura.