10% de desconto

Vida a Crédito

Arte contemporânea e capitalismo financeiro

de Tomás Maia
Editor: Documenta, novembro de 2025 ‧
17,00€
15,30€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
A impostura de uma certa arte contemporânea pode ser desmontada com aquilo a que Marx chamou fórmula universal do capital, sobretudo se a con- trairmos até à fórmula da especulação pura: D — D’, na qual o dinheiro (D) é investido para gerar mais dinheiro (D’), tornando dispensável ou secundária a mercadoria.

Uma das teses deste livro consiste em afirmar que tal fórmula exprime o funcionamento das subjectividades na era do capitalismo financeiro, a ponto de operar uma perversão na criação artística, passível de ser traduzida na fórmula S — S’: nesta, o sujeito-artista (S), tornando dispensável ou secundária a obra, procura perversamente regressar a si mesmo valorizado (S’). «Para esta segunda edição, introduzi apenas ligeiras emendas (nada de substancial, portanto): na verdade, tenho constatado que a tese central do livro — o facto de o crédito se ter tornado coextensivo à vida humana — se tem con¿rmado de múltiplas formas. Não deixei todavia de acrescentar um post scriptum, redigido poucos meses após a primeira edição, no qual procuro pensar, a partir de factos recentes, aquilo que de mais alarmante constitui a destruição do êthos artístico: a própria destruição material ou o desaparecimento da obra de arte. Por fim, e indo ao encontro da sugestão de vários leitores, inseri no final do volume um breve glossário, uma nota bibliográfica e um índice onomástico.»
Tomás Maia

Vida a Crédito

Arte contemporânea e capitalismo financeiro

de Tomás Maia

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895682331
Editor: Documenta
Data de Lançamento: novembro de 2025
Idioma: Português
Dimensões: 146 x 206 x 19 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 264
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Arte > Artes em Geral
EAN: 9789895682331

SOBRE O AUTOR

Tomás Maia

Licenciatura em Artes Plásticas – Pintura pela Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa (1991); D.E.A. (Diplome d’Études Approfondies) no Centro de História e Teoria da Arte da École des Hautes Études en Sciences Sociales Paris (1993) (equivalência ao grau de Mestre atribuído pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, em Julho de 2002); Doutoramento em Filosofia de Arte na Université Marc Bloch – Strasbourg (2004).

Em França, na qualidade de bolseiro da Fundação Calouste Gulbenkian, do Centro Nacional de Cultura e da Fundação para a Ciência e a Tecnologia, foi aluno de Louis Marin, de Jean-Luc Nancy e de Philippe Lacoue-Labarthe. Publicou a obra Assombra. Ensaio Sobre a Origem da Imagem, livro com fotogramas de Marta Maranha e Diogo Saldanha (Lisboa, Assírio & Alvim, 2009). Desde 2004, retomou a sua atividade artística. O seu trabalho com André Maranha – Scena (para duas vozes) – foi apresentado em Lisboa (2008) e em Lucca (Itália, 2009). Em 2012 os dois autores publicaram em conjunto as obras Éden – O filme desta terra e Scena (para duas vozes).

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU