20% de desconto

Viagem ao País do Futuro

O Brasil pelos livros

de Isabel Lucas
Editor: Companhia das Letras, setembro de 2021 ‧
20,45€
16,36€
20% DESCONTO IMEDIATO
portes grátis
RECOMENDADO PELO PLANO NACIONAL DE LEITURA
«Nenhum Brasil existe. E acaso existirão os brasileiros?»
Carlos Drummond de Andrade

Que país é esse a que chamamos irmão a que Stefan Sweig chamou de país do futuro, frase que colou até se perder a sua origem, até o mundo o apontar também como a grande promessa do futuro? Que literatura é a dessa nação com que partilhamos a língua e parte da História? Como podem os seus escritores ajudar-nos a encontrar sentido no complexo quebra-cabeças da sua identidade e existência?

Isabel Lucas, uma das mais conceituadas jornalistas culturais portuguesas, empreende uma viagem-descoberta pelo Brasil, esse país simultaneamente tão próximo quanto longínquo, tão íntimo quanto desconhecido. Fez as malas e partiu da literatura brasileira dos seus escritores e das suas obras basilares como a forma possível de perscrutar a identidade dessa geografia imensa, o maior país do mundo em território, o sexto em população.

Mergulhando nas obras de autores imperdíveis Clarice Lispector, Dalton Trevisan, Erico Verissimo, Euclides da Cunha, Graciliano Ramos, João Guimarães Rosa, Jorge Amado, Lygia Fagundes Telles, Machado de Assis, Mário de Andrade, Milton Hatoum, Raduan Nassar, entre muitos outros , Isabel Lucas oferece-nos nestas páginas um fascinante vislumbre da alma do Brasil, das suas inquietudes e conflitos, das suas emoções e contradições, um país ainda e sempre? -- em formação, atravessado por uma língua comum, a portuguesa, que li se reflecte em em toda a sua vibrante riqueza e diversidade.

Viagem ao País do Futuro

O Brasil pelos livros

de Isabel Lucas

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897840425
Editor: Companhia das Letras
Data de Lançamento: setembro de 2021
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 234 x 27 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 408
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Crónicas
EAN: 9789897840425

Para todos os amantes da literatura e dos seus bastidores culturais

Ana Carvalho

Isabel Lucas tem sempre uma voz pertinente, um olhar analítico e conhecedor sobre os livros, a literatura, os escritores. Neste livro, beneficiamos de uma viagem à literatura e às pessoas, aos lugares. Conhecer os países e as suas gentes permitem perceber a origem das grandes obras (sejam elas clássicas ou contemporâneas), e a Isabel leva-nos a descobrir para além do óbvio, a refletir para além das primeiras impressões. Uma leitura obrigatória por todos os apaixonados por livros e pelas histórias do Mundo.

SOBRE O AUTOR

Isabel Lucas

Isabel Lucas é jornalista e crítica literária. Licenciada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, começou a fazer jornalismo na televisão e passou, entretanto, pelas redações de alguns dos principais jornais e revistas portugueses. Freelancer desde 2012, escreve regularmente para o jornal Público, colabora com a revista Ler, com a Quatro Cinco Um e com a Antena 3. Tem publicado em diversos títulos nacionais e internacionais. É autora dos livros Isabel_Lucas — Conversas com Vicente Jorge Silva (Temas e Debates, 2013), Viagem ao sonho americano, Viagem ao país do futuro e Conversas com escritores, estes três publicados pela Companhia das Letras. É ainda coautora de vários livros na área da dança e das artes plásticas. Em 2022, foi curadora da programação do Pavilhão de Portugal na Bienal do Livro de São Paulo. É curadora do Prémio Oceanos de Literatura e professora-adjunta convidada da Escola Superior de Comunicação Social, do Instituto Politécnico de Lisboa. Em 2021, venceu a primeira edição do Prémio Jornalismo de Excelência Vicente Jorge Silva.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU