20% de desconto

Veritas Odium Parit

Imagens de um Povo nos Idiomatismos da Imprensa

de Mário Pinto

editor: Edições Univ. Fernando Pessoa
VENDA O SEU LIVRO i
O contributo das expressões idiomáticas usadas na imprensa para a definição das características de um povo é a conclusão mais óbvia deste livro, em que também se desmitificam conceitos e se anulam ideias pré-concebidas, como a de não ser nos periódicos populares que estas expressões mais aparecem, mas antes em alguns dos ditos de referência. Além de outra, que cremos configurar uma imagem de marca do discurso periodístico hodierno: a de que graças ao sistemático recurso a uma linguagem de pendor popular que, numa feliz simbiose alterna com a padrão, e a condiciona, é possível, a partir do repositório de especificidades aduzidas chegar facilmente à elaboração do retrato do nosso povo. Com efeito, as características que ressaltam como definidoras da sua idiossincrasia permitem, mais do que alcançar um retrato-robô, desenhar com toda a clareza os contornos da alma popular nas vertentes que lhe são imanentes e constituem a sua imagem fiel. Quanto às vantagens ou desvantagens da reiterada utilização destes idiomatismos na imprensa, cremos que, pela sua expressividade, contribuem para conferir uma certa leveza e vivacidade ao discurso, na medida em que ajudam a quebrar o tom tendencialmente estereotipado e um tanto monolítico imanente de determinados textos noticiosos/opinativos. Razão pela qual, desde que impere o bom senso, nada haverá a obstar à utilização destas expressões na linguagem jornalística.

Veritas Odium Parit

Imagens de um Povo nos Idiomatismos da Imprensa

de Mário Pinto

ISBN: 9789728830717
Editor: Edições Univ. Fernando Pessoa
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 211 x 27 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 372
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Comunicação e Jornalismo
EAN: 9789728830717
Mário Pinto

Mário Pinto, Prof. de Ciências da Comunicação na Universidade FERNANDO PESSOA, Porto, é doutorado em Ciências da Informação pela Universidade de Santiago de Compostela. Publicou O Avatar da Linguagem da Imprensa Hodierna e Seus Actores, Títulos das Notícias - Recursos Retórico-Estilísticos: Intencionalidade ou Acaso? E Ainda bem que Mo Sugeriu: 'Jornalês', que Diabo de Linguagem É Essa?
Foi bolseiro do Governo Francês e do Ministério da Educação. Tem vários artigos publicados, mais de vinte títulos traduzidos e apresentou comunicações em diversos congressos.

(ver mais)
20%
Edições Univ. Fernando Pessoa
13,80€ 17,25€
portes grátis
20%
Edições MinervaCoimbra
11,20€ 14,00€
portes grátis
20%
Edições Univ. Fernando Pessoa
6,00€ 7,50€
portes grátis
20%
Universidade Católica Editora
17,76€ 22,20€
portes grátis