Uma ideia de felicidade
de Luis Sepúlveda e Carlo Petrini
Sobre
o LivroMais ou menos meio segundo. É o tempo que um motor de busca demora a devolver-nos uma resposta - cerca de cento e trinta mil ocorrências (em português) ao pesquisarmos «uma ideia de felicidade».
E, no entanto, a busca da felicidade não é, de todo, imediata. Alcançá-la é uma tarefa morosa, pausada, lenta. Quase tão lenta como a marcha de um caracol…
Carlo Petrini, o fundador do movimento Slow Food, parte dessa mesma ideia para propor a Luis Sepúlveda, autor do livro História de um Caracol que Descobriu a Importância da Lentidão, uma conversa tranquila onde se interligam memórias, experiências e reflexões sobre o que é a felicidade e como conquistá-la...
De um extremo ao outro da Terra, por entre histórias de grandes líderes e de heróis do quotidiano - e, posteriormente, como guias das suas próprias ideias-base para uma vida feliz - Petrini e Sepúlveda orientam-nos numa busca pelo direito ao prazer que é hoje o mais revolucionário, democrático e necessário dos objetivos do Homem.
IBS.it
L’Espresso, La Repubblica
Raffaella Caprinali
www.recensionelibro.it
Um livro fruto de um pensamento mais demorado sobre o mundo, das suas origens até ao seu futuro, em que os autores dizem coisas que nos deixam a pensar sobre os nossos conceitos adquiridos e estáticos. Com alguma componente ideológica e política e com o fruto das suas experiências muito íntimas e pessoais de vida como pano de fundo, os autores vão-nos apresentando a sua visão de temas tão actuais quanto imtemporais... Para quem gosta de pensar e de se questionar é uma óptima escolha de leitura.
Comentários da actualidade feitos por dois autores quer fazem com que fiquemos a pensar sobre variados assuntos entre os quais a "Slow Food"....