10% de desconto

Uma História Inacabada

de Euclides Fontes

editor: Livraria Pedro Cardoso, outubro de 2018
Euclides Fontes sofreu na pele as perseguições que se seguiram à sua saída do PAIGC, e conta com detalhe e a habitual franqueza o que viveu, o que sentiu e como reagiu à ruptura e à perseguição de que foi alvo. Foram largos meses de perseguições, provocações, abusos, ostracismo social e humilhações perpetrados pela polícia política e pelos responsáveis do regime político de então.

Deixo ao leitor o cuidado de procurar informar-se sobre esse período conturbado em que Euclides Fontes e outros foram apodados de inimigos do povo e, como acontecia em regimes de idêntica matriz político/ideológica, alvo do opróbio popular, podendo para o efeito limitar-se a recorrer ao jornal oficial da época, o chamado Voz di Povo. Euclides Fontes é um bom guia para começar a entender o que realmente se passou.

O livro termina abruptamente. A última frase terá sido escrita na madrugada do dia 19 de janeiro de 2010, menos de dois meses antes de nos deixar, em Brokton, Estados Unidos da América, a 09 de março do mesmo ano. Euclides Fontes propunha-se discorrer sobre o regime de partido único e o impacto desse regime político na sociedade cabo-verdiana. Mas não teve tempo.

«Ao passar pelas páginas deste livro o leitor dar-se-á conta de que a história inacabada de Euclides Fontes não é, afinal, e como se poderia pensar, a história das minudências da vida dele. É também, e sobretudo, a história de um período crítico da luta pela independência e dos anos que se seguiram, contada na primeira pessoa por quem a viveu. Uma história que tem permanecido obscura e mal contada pelos poucos que a isso se aventuraram.»
(do Prefácio)

Uma História Inacabada

de Euclides Fontes

Propriedade Descrição
ISBN: 9789898894120
Editor: Livraria Pedro Cardoso
Data de Lançamento: outubro de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 236 x 29 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 532
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História da África
EAN: 9789898894120
Euclides Fontes

Euclides Joaquim de Aguiar Fontes nasceu a 19 de setembro de 1950, na vila de Calheta São Miguel, ilha de Santiago. Para evitar prestar serviço militar no chamado Ultramar, Euclides Fontes abandona os estudos, faz concurso para professor primário e durante dois anos leciona na Calheta e no concelho de Santiago Maior.
Em 1971, é recrutado para cumprir serviço militar no Mindelo, onde fez vários e bons amigos e conheceu a menina que, mais tarde, seria sua esposa. É colocado no Quartel General como escriturário, função que lhe dava acesso a informações confidenciais e valiosas para a luta que vinha sendo travada na Guiné Bissau pelo PAIGC.
A 13 de junho de 1973 é detido pela PIDE devido à sua militância no PAIGC, e encaminhado para a cadeia civil da Praia, onde permanece até setembro, sendo depois degredado para o campo de concentração São Nicolau em Angola, onde se juntou a outros presos políticos cabo-verdianos e angolanos. A 6 de Maio de 1974 regressa triunfalmente à Praia, e, pouco depois, retoma a militância no PAIGC. Em julho de 1975 é eleito deputado pelo círculo de Calheta São Miguel. A 9 de Abril de 1977 casou-se com Águeda Veiga, (Dada) e a 6 de novembro de 1979, tornou-se pai de uma menina, Katia Indira. Em abril de 1979, desliga-se do PAIGC por divergências ideológicas. Tempos difíceis vividos de abril de 1979 a julho de 1980, por falta de emprego e pressão política. Consegue um visto para os EUA. A 30 de Julho de 1980 deixa esposa e filha e parte para os Estados Unidos onde inicia os seus estudos universitários. A 1 de agosto de 1984, finalmente, esposa e filha chegam a Brockton. Em maio de 1987 termina o curso de gestão empresarial, concentração em política internacional, pela UMASS Boston e ingressa no Banco de New England. Em 1994, abraça a carreira docente na Brockton High School, onde exerceu funções até ao falecimento, em 2010. Enquanto professor, regressou à universidade Cambridge College onde completou o mestrado em Ciências de Educação.

(ver mais)
Ferreiros e Fundidores da Ilamba

Ferreiros e Fundidores da Ilamba

10%
Fundação Dr. António Agostinho Neto
25,01€ 10% CARTÃO
portes grátis
Tempos de Fúria

Tempos de Fúria

10%
Edições Colibri
12,00€ 10% CARTÃO