10% de desconto

Um País Levantado em Alegria

de Ricardo Viel

Livro eBook
editor: Porto Editora, outubro de 2018
20 Anos do Prémio Nobel de Literatura a José Saramago
Um país levantado em alegria refaz o caminho da notícia do primeiro Prémio Nobel para a literatura em língua portuguesa, revelando episódios desconhecidos, dando a conhecer mensagens recebidas por José Saramago e celebrando, vinte anos depois, um prémio que foi vivido intensamente no mundo inteiro.
Novidades Especial Saramago

Saramago. Passaram 20 anos depois do Nobel

8 de outubro de 1998, quinta-feira.
José Saramago estava no aeroporto de Frankfurt, a embarcar para Madrid, quando recebeu a notícia: fora-lhe atribuído o Prémio Nobel da Literatura, o maior e mais almejado prémio literário do mundo.

- «Senhor Saramago?» - perguntou a hospedeira. - «É o senhor?» - e prosseguiu: - O senhor ganhou o Nobel!

Estava sozinho. José Saramago na cerimónia oficial em 1998
A Academia Sueca distinguiu o primeiro e único Nobel da Literatura em Língua Portuguesa fundamentando que «as parábolas portadoras de imaginação, compaixão e ironia tornam constantemente compreensível uma realidade fugidia.»

Saramago publicou mais de 40 títulos e a sua obra está traduzida em 42 idiomas. Nasceu numa família de origens humildes e para ser serralheiro mecânico, disse-o muitas vezes em entrevistas, mas quis ser escritor. Nada prometia a mais alta distinção das Letras e, no entanto, ganhou-a.

20 anos volvidos, a Porto Editora publica agora o Último Caderno de Lanzarote, um diário inédito de 272 páginas com relatos do escritor precisamente no ano em que venceu o Nobel, e Um País Levantado em Alegria, de Ricardo Viel, uma investigação do diretor de comunicação da Fundação José Saramago sobre os bastidores da atribuição do Prémio Nobel. EXCERTO – ÚLTIMO CADERNO DE LANZAROTE 7 de dezembro de 1998
«O homem mais sábio que conheci em toda a minha vida não sabia ler nem escrever. Às quatro da madrugada, quando a promessa de um novo dia ainda vinha em terras de França, levantava-se da enxerga e saía para o campo, levando ao pasto a meia dúzia de porcas de cuja fertilidade se alimentavam ele e a mulher. Viviam desta escassez os meus avós maternos, da pequena criação de porcos que, depois do desmame, eram vendidos aos vizinhos da aldeia, Azinhaga de seu nome, na província do Ribatejo. Chamavam-se Jerónimo Melrinho e Josefa Caixinha esses avós, e eram analfabetos um e outro. No inverno, quando o frio da noite apertava ao ponto de a água dos cântaros gelar dentro da casa, iam buscar às pocilgas os bácoros mais débeis e levavam-nos para a sua cama. Debaixo das mantas grosseiras, o calor dos humanos livrava os animaizinhos da morte certa. (…)» Continuar a ler » » »

Um País Levantado em Alegria

de Ricardo Viel

Propriedade Descrição
ISBN: 978-972-0-03132-7
Editor: Porto Editora
Data de Lançamento: outubro de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 142 x 210 x 14 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 180
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Memórias e Testemunhos
EAN: 978972003132710
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
e e e e e

Obrigada por esta obra

Arminda Maria Boavida Lopes Teixeira

Gostei imenso deste livro. Para mim deu-me uma visão real do antes, durante e depois de termos sabido oficialmente que o nosso José Saramago, tinha ganho o prémio tão ambicionado durante anos e anos por todos nós. A descrição emotiva dos acontecimentos, o sentir pelo lado dele, dos amigos, da esposa, leva-nos a acreditar que no fundo foi a coisa melhor que lhe aconteceu em vida. Também toda a euforia nacional e internacional, leva-nos ao auge dos sentimentos, que afinal todos nós Portugueses sentimos, pelo menos os mais atentos. Parabéns do fundo do meu coração por esta obra.

e e e e E

Um leitor levantado em alegria

VF

Para quem aprecia a obra de Saramago, este livro permite-nos reviver aquele que foi um dos momentos mais bonitos e importantes da cultura portuguesa, o Nobel da Literatura Portuguesa. Lê-se num fôlego!!!

Ricardo Viel

Ricardo Nunes Viel (São Paulo, 1980), jornalista, é mestre pela Universidade de Salamanca. Colabora com diversas publicações, entre elas as revistas Piauí e os jornais Valor Económico e Globo. Trabalha desde 2013 na Fundação José Saramago, onde exerce o cargo de diretor de comunicação. É um dos organizadores do livro Com o mar por meio – uma amizade em cartas, volume que reúne a correspondência entre José Saramago e Jorge Amado, publicado em 2016 no Brasil e em Portugal. É também autor de Um País Levantado em Alegria – 20 anos do Prémio Nobel de Literatura (2018).

(ver mais)
Diálogos com José Saramago

Diálogos com José Saramago

10%
Porto Editora
13,30€ 10% CARTÃO
Último Caderno de Lanzarote

Último Caderno de Lanzarote

10%
Porto Editora
17,75€ 10% CARTÃO
portes grátis