Turismo de Negócios
Planeamento estratégico de um destino turístico
de Aurélia Rodrigues de Almeida
Sobre
o LivroO turismo de negócios é um segmento do turismo importante para o crescimento da economia de um país ou de uma região. Este segmento movimenta uma rede complexa de actividades económicas. Para além da receita financeira que ele proporciona, quando acompanhado da satisfação do turista, poderá torná-lo num multiplicador de opiniões positivas que atrairão novos turistas. O turismo de negócios tem conhecido em Portugal uma expansão importante, estimulado pela globalização dos mercados. No entanto, é evidente a escassez de estudos neste segmento que permitam identificar qual a imagem de Portugal no turismo de negócios, estudos que permitam compreender qual a forma mais adequada para promover o país, enquanto destino. O texto que agora se publica constituirá por isso um contributo para o estudo científico deste importante segmento do turismo, por se considerar que o mesmo contém importantes contributos para a definição da sua promoção em Portugal, podendo ser útil quer para o poder político central, regiões autónomas e poder local, quer para os empresários do sector. Será também um contributo para todos quantos se interessam pelo tema, nomeadamente os alunos e investigadores desta importante área do saber.