Trânsitos de vénus

À procura da escala exacta do sistema solar

de Fernando Reis, Luis Tirapicos e Nuno Crato

editor: Gradiva, abril de 2004
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
Trânsitos de Vénus: À Procura da Escala Exacta do Sistema Solar é um livro fascinante. Conta a história da descoberta dos trânsitos de Vénus e de Mercúrio e explica o que são essas passagens visuais dos planetas entre nós e o Sol. Explica a dinâmica celeste desses fenómenos raros, fáceis de observar desde que se esteja para isso preparado.

A história começa com Kepler, passa por Halley e pelo Capitão Cook. Refere astrónomos de génio e aventureiros. Conta com o contributo de Teodoro de Almeida, Soares de Barros e outros portugueses, como é aqui revelado com base em vária investigação histórica original. Com este livro e os óculos nele incluídos pode observar-se o próximo trânsito de Vénus que se verificará a 8 de Junho de 2004 – uma oportunidade que apenas se repetirá em 2117.

«Depois das leis de Kepler, as dimensões relativas do sistema solar eram conhecidas, mas não as absolutas. Os trânsitos de Vénus ofereciam um método para determinar aquela distância. Estou muito contente por este livro revelar o envolvimento de Portugal na história dos trânsitos de Vénus e espero que todos aproveitem a informação nele disponibilizada para observarem este raro evento.»
Do Prefácio por Steven J. Dick
Historiador chefe da NASA

Trânsitos de vénus

À procura da escala exacta do sistema solar

de Fernando Reis, Luis Tirapicos e Nuno Crato

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726629641
Editor: Gradiva
Data de Lançamento: abril de 2004
Idioma: Português
Dimensões: 151 x 227 x 12 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 184
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Astronomia
EAN: 9789726629641
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável