10% de desconto

Descobrir o Universo

de Teresa Lago

editor: Gradiva, junho de 2006
VENDA O SEU LIVRO i

O fascínio que o céu exerce sobre o Homem é tão antigo como a Humanidade. Os nossos antepassados, sendo curiosos, procuraram desde cedo encontrar respostas às perguntas que colocavam acerca do céu.

A Astronomia apaixona as pessoas. Saber-se parte integrante de um Universo de tal dimensão, partilhar a mesma composição química que o cosmos, ser feito de elementos sintetizados no Universo primitivo, ou no interior de uma estrela e posteriormente ejectados para o espaço a velocidades impensáveis, emociona-nos. Tal como é emocionante compreender a importância deste planeta frágil, perdido num vastíssimo e inóspito meio (interestelar e intergalático) quase vazio.

Mas, ao mesmo tempo, deslumbra-nos sermos capazes de ir montando, peça a peça, um puzzle de tal complexidade e vermos que ele faz sentido. Um puzzle cuja dimensão e imagem global desconhecemos, mas que vamos antevendo, passo a passo.

Neste livro, um conjunto de cientistas do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto fala-nos daquilo que os entusiasma - o Universo e o prazer da descoberta na Astronomia, dos planetas do Sistema Solar à vida das estrelas e das galáxias aos «confins» do Universo - numa linguagem acessível, cativante e informativa.

Descobrir o Universo

de Teresa Lago

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896161200
Editor: Gradiva
Data de Lançamento: junho de 2006
Idioma: Português
Dimensões: 135 x 210 x 13 mm
Páginas: 228
Tipo de produto: Livro
Coleção: Ciência Aberta
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Exatas e Naturais > Astronomia
EAN: 9789896161200
Teresa Lago

Maria Teresa Vaz Torrão Lago (Lisboa, 18 de Janeiro de 1947) é astrónoma portuguesa, professora catedrática reformada do Departamento de Física e Astronomia da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP), fundadora e primeira diretora do Centro de Astrofísica da Universidade do Porto (CAUP).
Viveu em Angola, de 1948 a 1965 altura em que foi estudar para a Universidade do Porto.
Tirou o bacharelato em Matemática e licenciou-se em Engenharia Geográfica (1971) na Universidade do Porto e nesse ano ingressou na carreira docente como assistente. Em 1974 partiu para Inglaterra com uma bolsa de estudo (INIC) para se especializar em Astronomia. Fez o mestrado em Astronomia (1975) e o doutoramento em Astronomia na Universidade de Sussex (1979).
Regressou à Universidade do Porto como Professora Auxiliar na Faculdade de Ciências (1979). Entre 1980 e 1982 foi (em acumulação) Professora Convidada de Astronomia na Universidade de Coimbra. Concorreu a Professora Associada em 1985 na Universidade do Porto e fez a Agregação em 1988, também na Universidade do Porto. Passou a Professora Catedrática em 1989.
Foi uma das 22 personalidades europeias escolhidas em 2005 para membro fundador do conselho científico do Conselho Europeu de Investigação (European Research Council), e coordenou o "ERC Gender Balance Working Group".
Recebeu o prémio "Henri Chrétien", American Astronomical Society (1985).

(ver mais)
Como Respiram os Astronautas

Como Respiram os Astronautas

10%
Gradiva
14,50€ 10% CARTÃO
Os Jogos da Natureza

Os Jogos da Natureza

10%
Editora Campus
14,31€ 10% CARTÃO