Trânsito

de Rachel Cusk
Editor: Quetzal Editores, julho de 2018 ‧
No rescaldo do colapso da família, uma escritora e os seus dois filhos mudam-se para Londres. Essa perturbação vai ser o catalisador de uma série de transições - pessoais, morais, artísticas e práticas -, à medida que ela, Faye, se esforça por construir uma nova realidade para si e para os filhos. Na cidade, é confrontada com aspetos da realidade que sempre tentara evitar - aspetos de vulnerabilidade e poder, de morte e renovação. Esta é a luta para se religar a si própria e à sua crença na vida.

Neste segundo livro de um preciso, curto e ainda assim épico ciclo, Cusk capta com inquietante contenção e honestidade o desejo de habitar uma vida e ao mesmo tempo abandoná-la, e a tortuosa ambivalência que anima a nossa necessidade do real.

Trânsito

de Rachel Cusk

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897224454
Editor: Quetzal Editores
Data de Lançamento: julho de 2018
Idioma: Português
Dimensões: 149 x 235 x 18 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 232
Tipo de produto: Livro
Coleção: Serpente Emplumada
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789897224454
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Excelente

Cristiana

Uma escrita em que a narradora se coloca a ver a história por dentro. Diferente e única. Recomendo.

Segundo livro da trilogia de Cusk

T. R.

"Trânsito" é uma experiência narrativa moderna, que nos conduz através de várias personagens, encontros e pequenas histórias que povoam a vida na narradora, uma escritora que se acabou de divorciar e mudar de casa. Mais interessante que "Contraluz", o primeiro da trilogia, Cusk é uma voz moderna da literatura de ficção, sendo sobretudo interessante este seu trabalho. Recomendado.

Narrativa completamente incomum

Mguel

Um livro que provoca algum desconforto no leitor ao princípio, porque não estamos habituados a nada parecido. Somos confrontados com uma protagonista, que é narradora participante, mas não omnisciente, que não se mostra a ela própria, parece estar em Contraluz (primeiro volume da trilogia), vemos contornos, vemos tudo menos ela, o que nos impele a compô-la como um negativo do que nos é dado a conhecer. O livro pode ser lido de forma independente, tem autonomia suficiente para isso mas a sua inserção na trilogia permite um alcance muito maior em torno da ideia de honra ou reconhecimento depois do sofrimento. Este segundo volume, Trânsito, segue a protagonista, mulher em mudança, depois do que se percebe terá sido um divórcio e o recomeço de vida em Londres, a par da recuperação de uma casa velha, parábola da reconstrução de uma vida.

SOBRE O AUTOR

Rachel Cusk

Rachel Cusk é autora de Segunda Casa (Prix Femina étranger), da trilogia A contraluz, das memórias Trabalho de Uma Vida: Como nos Tornamos Mães e Aftermath, e de várias outras obras de ficção e não-ficção, incluindo o seu romance mais recente, Desfile (Prémio Goldsmiths, 2024). É bolseira da Fundação Guggenheim, venceu o Prémio Malaparte em 2024 e foi distinguida em 2024 com o título de Chevalier de l’Ordre des Arts et des Lettres. Vive em Paris.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU