10% de desconto

Trabalho Produtivo e Acumulação de Capital

de Joaquim Jorge Veiguinha
Editor: Edições Afrontamento, setembro de 2017 ‧
16,00€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
Venda o seu livro
Analisa-se neste livro a relação entre trabalho produtivo e acumulação de capital desde a época do mercantilismo. Parte-se da hipótese de que não é a forma material ou imaterial do produto do trabalho que determina se este é ou não produtivo, mas a função que ele desempenha no processo global de acumulação de capital. O capital é concebido como uma relação de produção em que trabalhadores assalariados produzem uma mais-valia para os proprietários dos meios de produção, que não se limitam a consumi-la improdutivamente, mas a reinvesti-la periodicamente no processo produtivo.

Pretendendo demonstrar que com o desenvolvimento do capitalismo a esfera do trabalho produtivo se alarga para além do processo de produção material -- porque a ciência se transforma numa força produtiva e, por conseguinte, num instrumento de valorização do capital --, afirma-se também que a revolução cibernética converte uma parte crescente do trabalho intelectual em trabalho produtivo. No entanto, como a desigualdade na repartição de rendimentos não parou de aumentar desde os anos oitenta do século passado, estas transformações tecnológicas não contribuíram para a melhoria das condições de existência de todos mas apenas para o incremento do sobre trabalho que sustenta a acumulação de capital.

Embora possa ser lido autonomamente, Trabalho produtivo e acumulação de capital completa uma trilogia iniciada com os ensaios O Luxo na Formação do Capitalismo e Inquérito ao Capitalismo Realmente Existente, publicados, respetivamente, em 2005 e 2009, também nas Edições Afrontamento.

Trabalho Produtivo e Acumulação de Capital

de Joaquim Jorge Veiguinha

Propriedade Descrição
ISBN: 9789723615500
Editor: Edições Afrontamento
Data de Lançamento: setembro de 2017
Idioma: Português
Dimensões: 168 x 238 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 260
Tipo de produto: Livro
Coleção: Biblioteca das Ciências Sociais
Classificação Temática: Livros em Português > Política > Política Internacional
EAN: 9789723615500

SOBRE O AUTOR

Joaquim Jorge Veiguinha

Joaquim Jorge Veiguinha é doutorado em Ciência Política pela Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias (2012). É coordenador da revista de reflexão e crítica Finisterra, fundada por Eduardo Lourenço. Em 2022 e 2023, publicou pelas Edições 70 a monumental História Crítica do Pensamento Político em dois volumes.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU