Todo o Teatro I

de Luiz Francisco Rebello
editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda, janeiro de 2005
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO
Releio estas peças, rememoro o tempo (os vários tempos) em que as escrevi, os impulsos que me levaram a escrevê-las, as circunstâncias que envolveram a sua escrita, o destino que lhes foi dado cumprir... E não consigo fugir à ideia de que tudo isto está profundamente, estreitamente ligado entre si, o texto das peças e o seu contexto histórico, a sua afortunada ou desafortunada existência e a vida que eu próprio vivi. Se o teatro é um espelho reflector da sociedade em que é produzido, eu creio que nestas peças alguma coisa se reflecte das mutações desta segunda metade do nosso século, agora prestes a chegar ao seu termo: perpassam nelas - ou era essa a minha convicção - as esperanças e as desilusões de uma época que conheceu a maré alta de ideologias de sinais diferentes, e mesmo opostos, e assistiu à sua diluição num asséptico e resignado conformismo, que parece ser o traço mais característico do mundo em que hoje vivemos.

Todo o Teatro I

de Luiz Francisco Rebello

Propriedade Descrição
ISBN: 9789722709507
Editor: INCM – Imprensa Nacional Casa da Moeda
Data de Lançamento: janeiro de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 238 x 38 mm
Encadernação: Capa mole
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Arte > Artes de Palco
EAN: 9789722709507

SOBRE O AUTOR

Luiz Francisco Rebello

Luiz Francisco Rebello (Lisboa, 1924–2011) foi dramaturgo, historiador, teórico, crítico e tradutor de teatro, jurista experiente e especialista reconhecido em direito autoral, cidadão comprometido na defesa dos valores democráticos.
Em meados dos anos 40 cofundou em Lisboa o Teatro-Estúdio do Salitre (1946-1950), pioneiro do experimentalismo em Portugal. Em 1971 foi nomeado Diretor do Teatro Municipal S. Luiz, cedo renunciando ao cargo em protesto contra a Censura. Presidiu à Sociedade Portuguesa de Autores (1973-2003) e participou na elaboração do Código do Direito de Autor e dos Direitos Conexos (1985, 2003).
Nome marcante do teatro português de meados do século XX até a primeira década de XXI, publicou dezenas de livros, artigos e ensaios incontornáveis sobre esta arte. As suas peças originais encontram-se reunidas em dois volumes de Todo o teatro (1999, I; 2006, II), muitas delas traduzidas, editadas e levadas à cena noutras línguas e países.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU