10% de desconto

Terra Mãe Terra Pão

de Mouette Barboff
editor: Âncora Editora, dezembro de 2005
28,01€
10% DE DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
PORTES GRÁTIS
VENDA O SEU LIVRO
Foi graças aos cereais, principal fonte de calorias e proteínas, que as primeiras comunidades humanas puderam subsistir e desenvolver-se.

Desde a Antiguidade que, na Europa, a cultura do trigo, cereal panificável por excelência, mas também, embora menos importante, a do centeio, propiciam a confecção do pão. Outros cereais, como a cevada, a aveia, os milhos miúdos ou o trigo-sarraceno, são consumidos, essencialmente, sob a forma de papas. Como sublinha A. Maurizio: «na Europa pré-industrial, pão e papa são sinónimos de subsistência».

Hoje em dia, a nossa alimentação é mais rica e diversificada, no entanto, o cheiro do pão quente ainda nos abre o apetite, e, quando temos um “buraco no estômago”, qual de entre nós não teve vontade de trincar num bocado de pão para acalmar a fome? Pelo facto de ser um alimento com grande valor nutritivo, o pão desempenha um papel fundamental nos planos socioeconómico, tecnológico, político, cultural e religioso.

A vida em comunidade gera entreajuda, principalmente, durante os períodos cruciais das ceifas, das malhadas e desfolhadas, assim como na utilização do forno comunitário. Cada um participa na confecção do pão segundo a sua arte: o ferreiro, o carpinteiro, o oleiro, o pedreiro, o moleiro, o tecelão, o forneiro; e são as mulheres que trabalham a massa.

Última fase de uma sucessão de esforços e de uma cadeia de solidariedade, o «pão legítimo», como dizem as mulheres, é o símbolo das identidades familiar e regional, sendo também símbolo de hospitalidade.

Alimento do corpo e do espírito, o pão e os cereais ou «plantas de civilização», como lhes chama Fernand Braudel, possibilitaram que as populações se estruturassem, material e espiritualmente.

Terra Mãe Terra Pão

de Mouette Barboff

Propriedade Descrição
ISBN: 9789727801688
Editor: Âncora Editora
Data de Lançamento: dezembro de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 236 x 239 x 12 mm
Páginas: 198
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Estória
EAN: 9789727801688
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Mouette Barboff

Mouette Barboff é doutorada em Etnologia-Antropologia Social, pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris. Foi bolseira da Fundação Calouste Gulbenkian, presidente da associação científica L'Europe, Civilisation du Pain, durante dez anos, e fundadora e administradora do site online Les Civilisations du Pain, que pertence à Fondation Maison des Sciences de I'Homme, de Paris.

Apaixonada pelo tema do pão, é considerada uma especialista neste domínio em Portugal, em França e em vários países europeus. As suas investigações sobre o ciclo do pão caseiro em Portugal deram origem à tese de doutoramento que submeteu à L'École des Hautes Études en Sciences Sociales, de Paris e conduziram a inúmeras exposições e filmes documentais, à publicação de diversas obras, entre as quais se destacam Terra Mãe Terra Pão, título do catálogo da exposição realizada no Seixal, entre 1995-1996 e ao livro homónimo, Âncora Editora, Lisboa, 2005, Pains d'hier et d'aujourd'hui, Éditions Hoebeke, Paris, 2006, a que foi atribuído o primeiro prémio de Gourmand Awards 2007, O pão em Portugal, o livro que cheira a pão, Inapa, Lisboa, 2008, considerado um dos melhores livros de gastronomia em Portugal, A tradição do pão em Portugal, CTT, Lisboa, 2011, que lhe valeu igualmente o primeiro prémio de Gourmand Awards 2012. Participou no Diccionnaire universel du pain, Éditions Robert Laffont, Paris, 2010.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR