10% de desconto

Tendências Dominantes da Poesia Portuguesa da Década De 50

Livro 1

de Fernando J. B. Martinho
Editor: Edições Colibri, julho de 2005 ‧
25,00€
10% DESCONTO CARTÃO
portes grátis
O autor define década, neste contexto, como um conceito crítico «aplicável a uma secção de tempo histórico e aos seus valores e estruturas dominantes», em que a preocupação primordial é a polifonia, ou seja, captar as «opções vivas» que se puseram aos poetas no período.
As (grandes) tendências são 4: a dos surrealistas; a dos que conciliam os valores da tradição com a modernidade; a dos que se arrogam de «fidelidade ao humano» e a que configura uma segunda geração neo-realista.

Tendências Dominantes da Poesia Portuguesa da Década De 50

de Fernando J. B. Martinho

Propriedade Descrição
ISBN: 9789728288259
Editor: Edições Colibri
Data de Lançamento: julho de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 161 x 231 x 26 mm
Páginas: 492
Tipo de produto: Livro
Coleção: Autores Portugueses
Classificação Temática: Livros em Português > Literatura > História da Literatura
EAN: 9789728288259
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

SOBRE O AUTOR

Fernando J. B. Martinho

Fernando J.B. Martinho (Portalegre, 1938) foi Leitor de Português nas Universidades de Bristol e da Califórnia e é professor aposentado da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Os seus estudos têm incidido especialmente sobre a poesia portuguesa contemporânea. Publicou Pessoa e a Moderna Poesia Portuguesa – do «Orpheu» a 1960 (2.ª ed., 1991), Pessoa e os Surrealistas (1988), Mário de Sá Carneiro e o(s) Outro(s) (1990), Tendências Dominantes da Poesia Portuguesa da Década de 50 (2.ª ed., 2013 – Prémio de Ensaio do Pen Clube Português), Jorge de Sena «aqui no meio de nós» (2007 – Prémio Jorge de Sena), tendo ainda publicado dois livros de poesia, Resposta a Rorschach (1970) e Razão Sombria (1980). Coordenou, em 2004, o livro Literatura Portuguesa do Século XX, Lisboa, encarregando se da redação do capítulo respeitante à poesia. Prefaciou obras de, entre outros, Adolfo Casais Monteiro, António Ramos Rosa, Sophia de Mello Breyner Andresen, Jorge de Sena, Eugénio de Andrade, António Reis, João Rui de Sousa, António Osório e Ruy Belo. Recebeu em 2015, pelo conjunto da sua obra, o Prémio Fundação Inês de Castro.

(ver mais)

LIVROS DA MESMA COLEÇÃO

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU