Suite 405
de Sveva Casati Modignani
Sobre
o LivroUm automóvel de luxo avança velozmente a meio da noite pela autoestrada que liga Roma a Milão. A bordo segue o conde Lamberto Rissotto, proprietário de uma importante indústria metalúrgica que gere com sensatez, apesar das dificuldades inerentes à crise económica do país. Lamberto tem pressa de chegar a casa: acabou de descobrir a última e embaraçosa loucura da sua lindíssima mas impulsiva mulher e quer terminar definitivamente a relação com Armanda. Para mitigar a desilusão leva na memória a imagem do recente e fugaz encontro com uma desconhecida "muito jovem, muito bonita, com muita classe".
No meio da noite, outro homem viaja na mesma autoestrada de sul para norte, num carro utilitário coberto de pó: é Giovanni Rancati, sindicalista, que regressa de um encontro com operários. Em Milão espera-o a companheira, Bruna, cabeleireira que, após anos de muitos sacrifícios, conseguiu abrir um salão só seu. Vivem juntos num bairro popular, um daqueles em que as casas que partilham a mesma varanda deixam a descoberto as alegrias e as dores de cada um, uma realidade em que é difícil aguentar até ao fim do mês e em que um sonho pode custar as economias de uma vida. Lamberto e Giovanni representam dois mundos opostos e distantes, mas os seus caminhos vão acabar por se encontrar, um pouco por necessidade e um pouco por acaso. Desse encontro nasce um fascinante cruzamento de destinos em que se reflete a Itália de hoje, ainda dividida por contradições e lutas sociais, mas unida por uma profunda e absoluta necessidade de justiça e de amor.
Este foi mais um dos livros desta escritora, que só não leio mais rápido, para não acabar rápido. Estou a gostar bastante.
Gostei muito. Foi o primeiro livro que li da autora. Vou estar atenta a outros enredos narrados por ela. Só fiquei triste com a morte da primeira mulher do aristocrata. As personagens dizem respeito a pessoas de forte personalidade e
Neste livro encantador, ou não fosse escrito por esta bela escritora, duas vidas se cruzam e formam uma rica trama. Vidas distintas, homens e mulheres, ricos e pobres, dão um toque magistral a esta história, onde sobressaem duas mulheres que vão prender o leitor até ao último ponto final...Recomendo!
Absorvente e apaixonante, como já me habituou a autora. Com personagens interessantíssimos, envolvidos numa teia de enredos fascinantes, mas sempre muito reais.
A prosa é fluente, sem frescuras, com diálogos bem construídos e uma história que poderia ser "a história" de muitos de nós.
Sveva já nos habituou às suas personagens cheias de carisma e à sua escrita plena de técnicas que preenchem o enredo de surpresas. Em Suite 405, o leitor é introduzido numa teia de ambientes e épocas diferentes e no fim terá de reunir histórias e personagens, num romance cheio de mistérios, desencontros e angústias que nos prendem desde o início.
Sou suspeita porque sou uma enorme fã desta autora e de Itália. Mais uma história cativante que li em 2 dias (depois de começar é sempre difícil parar!). Nunca desilude. A forma como "desmonta" as personagens é brilhante!
Uma história que cativa desde a primeira página ate a ultima. Absorvente e apaixonante
Uma história que nos deixa presa à leitura do principio ao fim. Adorei
Como todos os livros da Sveva . Muito vem escrito e estruturado . Leitura envolvente e não se consegue parar de ler
Como todos os livros desta autora Muito interessante. Com enredo e lê se rápido para descobrir o final
História bem escrita. As personagens femininas estão muito bem conseguidas.
Luta sindical, luta social, luta pelo amor.
Adorei como todas desta escritora
O livro ideal para ler nesta altura do ano, pois aquece-nos a alma e o coração. Fiquei completamente apaixonada pelas personagens, especialmente as personagens femininas.
Muito bom, como todos os livros dela
Excelente! Tudo o que esperava desta maravilhosa autora. Mais um para a coleção!