10% de desconto

Submersos

Como recuperar a liberdade num mundo demasiado cheio?

de Bruno Patino
Editor: Gradiva, setembro de 2024 ‧
14,50€
13,05€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
«[..] Mas chegaram então os ecrãs e, com estes, a ligação permanente. A luz azulada que nunca se apaga, o brilho que nunca se extingue. Despertos, esgazeados, atónitos, somos irremediavelmente atraídos pela sua luz. Tornámo-nos borboletas. Os nossos olhos já não se fecham. Foram-se as insónias, chegou a vigília, o tempo dos guardas-nocturnos, daqueles para quem a noite já não é mais do que uma sequência hipnótica entre mau sono e má ligação. Sou um deles.»

Assim escreve Bruno Patino nas páginas deste livro profético. O peixe vermelho, sobre o qual dissertou no livro A Civilização do Peixe Vermelho já desapareceu, foi engolido por um imparável dilúvio de ícones, textos, imagens, sons.

Habitamos agora numa rede de ilusão de omnipotência. Acreditamos ter acesso a uma escolha ilimitada: músicas, filmes, séries de televisão, livros, notícias e reuniões. Mas o algoritmo comando-nos; assim como o cansaço, o sentimento de abandono, o desejo de fuga e a perda do sentido do colectivo na nossa vida quotidiana. A expectativa desapareceu, e com ela o desejo e o sonho. E assim estamos submersos, privados de liberdade, reduzidos aos nossos dados: remetidos para uma existência digital.

Estará tudo escrito? Estaremos perante uma espécie de apocalipse programado por criadores - guionistas, investigadores e empresários? Se o fim dos tempos for produto da nossa imaginação, talvez ainda possamos mudar o seu curso. Um ensaio brilhante, pessoal e oportuno que desenha uma saída possível.

Submersos

Como recuperar a liberdade num mundo demasiado cheio?

de Bruno Patino

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897853180
Editor: Gradiva
Data de Lançamento: setembro de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 232 x 6 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 92
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia
EAN: 9789897853180

Os livros não se medem aos palmos

Neves

Um pequeno livro que convida a grandes reflexões.

SOBRE O AUTOR

Bruno Patino

Bruno Patino é jornalista e ensaísta. Licenciado em Ciência Política, foi presidente da comissão organizadora da EGI, do canal de televisão franco-alemão ARTE e professor associado da Escola de Jornalismo do Instituto de Estudos Políticos de Paris. Foi diretor editorial do canal Arte France e desempenhou cargos importantes no domínio do jornalismo e da comunicação, tendo sido correspondente estrangeiro do Le Monde no Chile, presidente do Le Monde interactif (2000-2008), da Télérama e vice-presidente do grupo Le Monde. Foi também diretor do France Culture e dirigiu a programação e a estratégia digital do France Télévisions. É autor, entre outros, de Une presse sans Gutenberg, Télévisions, de A Civilização do Peixe-Vermelho - Como peixes-vermelhos presos aos ecrãs dos nossos Smarthphones (Gradiva, 2020) e Tempête dans le bocal, todos eles sucessos de vendas com edições em vários países.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU