Storytelling - A Magia da Palavra Livro
Fábulas, Anedotas e Histórias dos Melhores MBAs
de Gabriel García de Oro
Sobre
o LivroO storytelling como ferramenta empresarial não é nenhuma novidade; já em contextos tão prestigiados como as aulas dos MBA da Universidade de Harvard se estuda os efeitos da narrativa na optimização do desempenho, pois verifica-se que produz um efeito muito positivo a nível da motivação, comunicação, eficácia e sentido de segurança dos colaboradores. Como diz o autor, «às vezes o que não se consegue com uma longa explicação, consegue-se com um conto bem contado».
Este livro apresenta cerca de 50 contos - entre fábulas, fait-divers históricos e anedotas - usados em algumas das melhores escolas de negócios do mundo e que têm muito a ensinar à empresa dos nossos dias. Cada conto é acompanhado de uma análise das lições que tem para oferecer e de uma conclusão - curta, incisiva e prática!
«Os contos servem para adormecer as crianças e para despertar os adultos.» - Hans Christian Andersen
«Era uma vez um corvo que estava pousado num ramo de uma árvore sem fazer nada durante todo o dia. Um coelhinho viu-o e perguntou-lhe:
- Posso sentar-me aqui contigo, sem fazer nada durante todo o dia?
O corvo respondeu-lhe:
- Claro, porque não?
E então, o coelhinho sentou-se no chão, debaixo da árvore e descansou. De repente, apareceu uma raposa que se atirou ao coelho… e o comeu!
Esta história, aparentemente infantil, contém uma lição importante para sobreviver numa empresa: para passar o dia sentado, sem fazer absolutamente nada… é preciso estar sentado muito alto! E, para isso, é preciso saber escalar e sobreviver na fauna empresarial. Mas como? Como alcançar o sucesso e evitar o fracasso? Como sentir-se seguro numa empresa? Como ser valorizado? Como motivar, como sentir-se motivado? Como convencer os outros de que se é merecedor? Através das fábulas, podemos dar resposta a estas e a outras perguntas. Porque, desde sempre, as fábulas têm sido um valioso instrumento para transmitir conceitos importantes a uma equipa de trabalho, e também aproximam ou afastam do sucesso.
(…) Use-as. Explique-as. Transmita-as. Porque, por vezes, uma história bem contada consegue aquilo que uma demorada explicação não consegue.»
Diria que este livro, através da sua dinâmica de históris, nos permite aprender da melhor forma alguns conceitos de gestão, motivação e desenvolvimento pessoal.
adorei o livro, diverti-me, aprendi, assimilei, recomendo
Livro muito bem conseguido, que de uma forma divertida nos faz pensar e agir de forma diferente em situações que nos podem ocorrer a todos nós em contaxto profissional.