Sob Um Céu Escarlate Livro
de Mark Sullivan
Sobre
o LivroPino Lella não quer nada com a guerra ou com os nazistas. Ele é um adolescente italiano normal - obcecado por música, comida e miúdas, mas os seus dias de inocência estão contados. Quando a sua casa em Milão é destruída pelas bombas dos Aliados, Pino junta-se a uma via-férrea subterrânea ajudando judeus a escapar dos Alpes e apaixona-se por Anna, uma bela viúva seis anos mais velha do que ele.
Numa tentativa de protegê-lo, os pais de Pino forçam-no a alistar-se como soldado alemão - julgando que assim o manteriam longe de combate. Mas Pino é ferido e depois recrutado, aos dezoito anos, como motorista pessoal do
general Hans Leyers, o caudilho de Adolf Hitler na Itália, e um dos comandantes mais misteriosos e poderosos do Terceiro Reich.
Agora, com a oportunidade de espiar o Alto-Comando Alemão, Pino luta em segredo, suportando os horrores da guerra e da ocupação, tendo a sua coragem reforçada pelo seu amor por Anna e pela vida que ele sonha que um dia compartilhar.
Como descrever "Sob um céu escarlate" numa palavra?! Extraordinário! Como é que se pode ficar indiferente à história de vida de Pino Lella e aquilo que ele fez em prol do bem-comum e de fazer o que era possível para salvar o próximo e fazer de tudo para que o conflito terminasse? A história de vida de Pino Lella é mais um testemunho de resiliência e de capacidade de resistência humana que demostra que é possível encontrar bondado no meio da guerra. Este é um livro essencial às leitura sobre o tema da Segunda Guerra Mundial. Um livro especial como este, eleito um dos melhores de 2019 pela Goodreads, merece mesmo o nosso tempo de leitura. Um livro que, garantidamente, faz parte dos meus livros favoritos lidos em 2020. Não deixem de ler este livro!
É um livro que nos faz pensar nos que sofreram e de como a vida tem o seu fascínio. É uma leitura cativante e envolvente uma vez que se trata de uma história verídica.
Um livro com uma escrita bastante envolvente transmitindo o leitor para a cena e fazendo-o sentir o que o próprio protagonista sente, abordando uma perspetiva diferente sobre a Segunda Guerra Mundial num país que já é referido por inúmeros historiadores como a "Frente Esquecida". É uma história de amor, amizade, resistência e sofrimento. Recomendo a todos!!
O autor faz com que o leitor seja cativado por Pino Lella e por consequência sinta tudo o que o protagonista sente, que vamos ser sinceros, é demasiado para qualquer pessoa. Este é um livro que poderá ser chocante e até dramático para alguns, mas que nao deixa de mostrar verdades e tragédias que realmente aconteceram. Gostei muito deste livro, visto que me deixou imediatamente agarrada a ele e que a história nao me deixou indiferente.
O autor faz com que o leitor seja cativado por Pino Lella e por consequência sinta tudo o que o protagonista sente, que, vamos ser sinceros, é demasiado para qualquer pessoa. Este é um livro que poderá ser chocante e até dramático para alguns, mas que nao deixa de mostrar verdades e tragédias que realmente aconteceram. Gostei muito este livro, visto que me deixou imediatamente agarrada a ele e que a história nao me deixou indiferente.
Por ser uma história baseada numa história verídica, ainda me tocou mais. Fiquei triste quando a personagem está triste, fiquei bem disposta quando a personagem está feliz. Li as últimas páginas mais devagar para conseguir captar todos os momentos da história. Recomendo.
Após a leitura deste livro arrebatador, esta história verídica e carregada de factos, memórias, sentimentos, emoções, terror, amor, medo, esperança, perdição, salvação, tudo o que foi sentido em Itália, durante a segunda guerra, pelos fascistas, pelos nazis, pela resistência, ... agora, sinto-me parte desta historia, transporto em mim as memorias vividas por quem passou pela ocupação nazi em Itália, e vive em mim, a partir de agora, este conhecimento, esta história, estas vidas, que jamais esquecerei...