10% de desconto

Skyline - Onde a Arquitectura Termina

de Victor Neves
Editor: Caleidoscópio, setembro de 2025 ‧
21,20€
19,08€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
portes grátis
Este livro aborda um tema intemporal e fundamental da Arquitectura - a sua íntima relação com o horizonte, com o céu. o tema da relação da arquitectura com o céu tem sido escassamente abordado, tanto pela teoria e crítica da arquitectura contemporânea como pela historiografia.

Tal sucedeu, particularmente, com o Movimento Moderno, que privilegiou e banalizou as coberturas planas, dispensando quase por completo essa relação. o termo skyline pode ser usado na análise de diversos elementos presentes na arquitectura e na construção na sua relação com o céu: coberturas, platibandas, palas em coberturas, lanternins, chaminés e outro tipo de ductos.

Tendo em conta uma formulação de princípio sobre o importante e decisivo legado do Movimento Moderno, interessa perceber como poderá a Arquitectura evoluir no sentido de responder aos desafios do século XXI, nomeadamente as alterações climáticas, e como essa evolução conseguirá levar os arquitectos a reflectirem sobre a importância da relação da arquitectura com o céu, abrindo caminho a novas linguagens.

A obra apresenta algumas projeções para o futuro, que apelam à inovação, à imaginação dos arquitectos para gerirem a sua relação com o céu. A forma como a Arquitectura se relacionará com o céu poderá revalorizar, segundo o autor, um diálogo formal que foi sendo perdido desde o início do século XX

Skyline - Onde a Arquitectura Termina

de Victor Neves

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896589233
Editor: Caleidoscópio
Data de Lançamento: setembro de 2025
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 231 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 168
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > Arte > Arquitetura
EAN: 9789896589233

SOBRE O AUTOR

Victor Neves

Arquiteto (ESBAL, 1980), doutorado pela ETSAB-UPC (Escola Técnica Superior d'Arquitetura de Barcelona, Universitat Politècnica de Catalunya). Professor Associado jubilado pela Faculdade de Arquitetura e Artes da Universidade Lusíada em Lisboa.
Foi diretor da "arq/a – revista de arquitetura e arte" e das "Sebentas d'Arquitetura". É coautor da série de 26 programas para televisão (RTP 2), "Atelier D'Arquitectura". Coautor do documentário para televisão "Luís Ferreira Alves – Um Olhar Construído".
Tem realizado várias conferências sobre temas de arquitetura, ou sobre a sua obra projetada ou construída, em Portugal e no estrangeiro.
Autor de vários textos de crítica e teoria da Arquitetura, alguns dos quais publicados em livro.
É coordenador do atelier "Victor Neves Arquitectura e Urbanismo, Lda", com sede em Lisboa e fundado em 1984.
A partir de 1985 tem desenvolvido a sua atividade como profissional liberal, sendo responsável por vários projetos na área de arquitetura, urbanismo e design, vários dos quais publicados em revistas e documentários.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR