Se Eu Morrer, Publica Isto
de Ioli Campos
Sobre
o LivroCarvalho Araújo é conhecido por ter salvo centenas de pessoas ao travar uma batalha naval contra o maior ás da marinha alemã, durante a Primeira Guerra Mundial. O que poucas pessoas saberão é que antes de partir para essa última missão, o comandante deixou uma nota escrita e pediu: Se eu morrer, publica isto.
Explorando as circunstâncias da morte do herói, a autora Ioli Campos mantém a atenção do leitor até ao fim, enquanto descreve como este era um homem à frente do seu tempo. Lutou pela queda da monarquia; interveio a favor do registo civil do casamento e da lei do divórcio; foi um dos poucos oficiais que se apresentou como voluntário para lutar contra os alemães na Coluna Expedicionária a Angola; e, abandonando o cargo de governador em Moçambique, criticou como Portugal não respeitava os indígenas.
Mais que uma simples biografia, este livro é uma obra literária de não ficção, escrita como um romance, que põe em contexto a vida do herói no seio da sua família, destacando um retrato da História de Portugal na viragem do século XIX para o XX. Como salienta António Barreto, na contra-capa, este é um encantador livro de alguém à procura da sua história e do seu passado, um passado repleto de pormenores que se mantém muito actuais.