Santa Isabel de Portugal

a menina de Aragão coroada Rainha em terras Portuguesas

de Aires A. Nascimento

editor: Edições Colibri, agosto de 2019
VENDA O SEU LIVRO i
Porque se trata de venerar uma personalidade santa muito próxima de nós - padroeira da instituição académica a que pertencemos -, sentimo-nos na obrigação de manifestar não só a nossa veneração pela Rainha Santa Isabel, mas também de deixar expressa a nossa emoção por nos vermos a pisar a mesma terra que ela calcou e a subir algumas das ruas que ela calcorreou (o asfalto tornou-as negras, sim - mas também o hábito de Clarissa em que ela quis ser amortalha era dessa cor: para ela, sinal de humildade que era de identificação com os mais pobres). (…)

Com a publicação do presente trabalho do confrade Aires A. Nascimento sobre a Rainha Santa Isabel, padroeira da Academia das Ciências, cumpre-se um preceito que remonta a 1780, data da primeira sessão solene da instituição, preceito tão actual como por vezes esquecido, o qual diz o seguinte: "A Academia tem declarado que não serão incluídas nas Memórias senão cousas novas ou aperfeiçoadas de maneira que interessem o Público".

«Com efeito, lendo e relendo esta magnífica dissertação, não se encontra nela qualquer afirmação susceptível de ser contestada, nem, muito menos, qualquer deficiência de informação no estado actual da questão aí ventilada, isto é: quem executou a pintura isabelina exposta na sala da presidência, de que modo se integrou no património móvel da Academia e quais as suas características pictóricas ou imaginísticas.»
Artur Anselmo, ao tempo, presidente da Academia das Ciências de Lisboa

«Com algum atrevimento, julgamos que não nos basta a figura que dela traçaram os que foram beneficiados pela bondade que ela transmitia e dela os aproximava, descobrindo nela o reflexo de Deus. Porque muito lhe queremos e porque sabemos que é indelével o traço que delineou o seu perfil de santidade e que este é único, queremos tributar-lhe também o nosso preito em análise discursiva, ousando delinear a sua imagem à nossa maneira, para integrar em traços próprios o seu exemplo de virtude, que, sendo virtude, é fortaleza de assumir as condições humanas e é benevolência para com as condições de muitos que a ela acorrem.»
Aires A. Nascimento

Santa Isabel de Portugal

a menina de Aragão coroada Rainha em terras Portuguesas

de Aires A. Nascimento

ISBN: 9789896898793
Editor: Edições Colibri
Ano: 2019
Idioma: Português
Dimensões: 160 x 230 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 198
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > História > História de Portugal
EAN: 9789896898793
e e e e E

Rainha Santa

Carlos Serejo

Outra visão da vida da rainha que o povo mais amou. Obra com muitas anotações e que nos deixa a indicação da vasta bibliografia e fontes utilizadas pelo Professor Nascimento.

Aires A. Nascimento

Aires A. Nascimento, n. 1939 (Palhais, Trancoso), tem longo percurso académico: Prof. Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, ocupou-se de temas diversos de Filologia (textos e manuscritos) e de História (sentido do tempo), como consta nos ensaios recolhidos em Ler contra o Tempo; atenção particular lhe mereceu a Hagiografia medieval, com as problemáticas da Legenda e do Milagre e as reflexões sobre Imagem e Texto, através de considerações em torno de Iconografia e Iluminura.
Nesse plano se integra a monografia que dedica à Rainha Santa Isabel, "maior santa, porque rainha, tanto maior rainha, porque santa" (no trocadilho do P.e António Vieira); merecem-lhe atenção aspetos menos comentados por outros, como é atender a duas Cantigas que o rei D. Dinis terá dedicado à Rainha e como é trazer à colação a sua correspondência epistolar, reveladora de uma personalidade conciliadora em situações de conflitos familiares; presta também atenção ao elogio histórico desenvolvido em ritual académico e atende à iconografia da Rainha Santa: para ilustração desse tema traz à consideração um quadro esquecido na Academia das Ciências de Lisboa, mas atribuído, por tradição, à princesa D. Maria Francisca Benedita, irmã da rainha D. Maria I; aduz-se aqui que esse quadro deve ter pertencido à antiga Galeria de Fr. José Mayne.

(ver mais)
Alêtheia Editores
14,90€ 10% CARTÃO
Paulus
23,00€ 10% CARTÃO
portes grátis