10% de desconto

Salvo o Meu Coração, Tudo Está Bem

de Héctor Abad Faciolince
editor: Alfaguara Portugal, setembro de 2024
20,95€
18,86€
10% DESCONTO IMEDIATO
EM STOCK -
PORTES GRÁTIS
«Talvez ele não quisesse um coração alheio apenas para continuar a viver, mas também um coração alheio para começar uma segunda vida.»

No centro desta história, está um homem que aguarda um transplante de coração. Luis Córdoba é um padre amável, culto, corpulento, com um coração que mal lhe cabe no peito: a sua fisionomia é um obstáculo a que encontre facilmente um dador compatível. Por precisar de repouso e não estar capaz de viver sozinho, Córdoba hospeda-se numa casa onde moram duas mulheres e os seus três filhos. Devoto da ópera e do cinema, vai partilhando o que sabe com as mulheres e as crianças, pintando de música e imagens as paredes da casa. Ao ritmo do batimento preguiçoso do seu coração, deixa-se enredar na vida familiar e nas rotinas domésticas, e quando dá conta está a desempenhar um papel que nunca concebeu. Enlevado por sentimentos que até então desconhecia, cedo começa a repensar as suas escolhas e as suas crenças.

Num puro limbo, a crise existencial do padre bondoso, rodeado de mulheres-coragem e de uma galeria de personagens menos recomendáveis, serve para dissecar com lente cirúrgica a instituição do casamento: como numa fortaleza sitiada, quem está dentro quer sair, quem está fora quer entrar.

De um dos mais estimados autores colombianos deste século, chega-nos uma narrativa comovente, plena de ironia e acutilância, que sublima o poder do otimismo, da arte e do amor no meio de um mundo hostil. Já dizia o Padre Córdoba: «O que é verdadeiramente misterioso não é a doença ou o mal, mas a saúde, a bondade e a beleza.»

«Um tributo ao amor e à amizade, à dor e à solidão. Um romance com o qual, mais uma vez, Faciolince é capaz de nos deixar sedimentos intelectuais e sentimentais difíceis de esquecer.»
Leonardo Padura

Salvo o Meu Coração, Tudo Está Bem

de Héctor Abad Faciolince

Propriedade Descrição
ISBN: 9789897872419
Editor: Alfaguara Portugal
Data de Lançamento: setembro de 2024
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 231 x 24 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 368
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 9789897872419

Amor e Amizade

Filipe França

De uma forma envolvente e perspicaz, Héctor Abad Faciolince aborda temas como o celibato, o desejo, a culpa e as contradições da vida religiosa. Numa narrativa com humor e sensibilidade, mistura a ironia com a reflexão profunda sobre a condição humana. A história acompanha um padre septuagenário que precisa fazer uma cirurgia cardíaca e, enquanto isso, reflete sobre a sua vida. Para mim é, sobretudo, um belíssimo livro sobre o Amor e a Amizade.

inteiramente verdade

VT

leio e tirando a questão da profissão e do transplante, bebo a própria realidade. fantástico

Ao mesmo tempo sensível e intenso

VF

Um livro intenso, escrito com uma delicadeza que impressiona. Ao mesmo tempo sensível e intenso, este é mais um grande romance de um extraordinário autor.

Magnânimo

Ler, um prazer adquirirido

O coração é o órgão fundamental desta novela em que o protagonista bom precisa de um transplante. Essa circunstância leva a uma mudança em que se aborda a vida destes dois homens. O narrador e o narrado. Dois homens que nos falam ao coração sobre o sacerdócio, a Igreja e o celibato. “Curiosamente, como sucede muitas vezes na hierarquia eclesiástica, o facto de ser gay não o tornava menos homofóbico; pelo contrário.” Na cidade mais violenta do mundo nos anos oitenta e noventa, um arcebispo católico da cidade mais católica do país destruiu o tecido religioso dos bairros mais pobres, afastando os párocos mais comprometidos com as suas comunidades. E os doadores são muitos. O que se celebra neste livro é o amor, a amizade e a solidariedade. A família. A vida e a morte. E sempre o coração como órgão central desta narrativa para reflectir a quimera do livre arbítrio, a memória do que fomos ou o desejo insensato do que seremos.

Muito bom

Maria Pereira

Trata-se de uma obra diferente de outras deste autor, facto que não desmerece o interesse pela narrativa Coloca questões sobre teologia, sobre as escolhas que a vida exige de cada um de nós, enfim, sobre a existência humana. É o narrador que as suscita, enquanto conta a história de um bom homem e de um amigo peculiar. Vale a pena ler.

SOBRE O AUTOR

Héctor Abad Faciolince

Héctor Abad Faciolince nasceu em Medellín, na Colômbia, em 1958. Nesta cidade, estudou Medicina, Filosofia e Jornalismo. Expulso da Universidade Pontifícia Boliviana devido a um artigo irreverente contra o papa, viajou para Itália, onde se licenciou em Literaturas Modernas, na Universidade de Turim. Iniciou aí uma longeva colaboração com a imprensa de vários países. Regressou à Colômbia em 1987. Nesse ano, após o assassínio do seu pai às mãos de paramilitares colombianos, foi alvo de ameaças de morte, decidindo refugiar-se novamente em Itália. Recebeu duas vezes, em 1998 e em 2006, o Prémio Nacional de Jornalismo Simón Bolívar (Colômbia). Além de ensaios, traduções e crítica literária, publicou, entre outros, os romances Tratado de culinaria para mujeres tristes, Basura (Prémio Casa de América de Narrativa Inovadora, Espanha), Angosta e Testamento involuntário. A sua obra-prima, Somos o esquecimento que seremos – publicada em 2006 e regressada às livrarias pela Alfaguara em 2023 - venceu o Prémio de Criação Literária da Casa da América Latina e o Prémio WOLA-Duke de Direitos Humanos; a passo que o filme baseado no livro, realizado por Fernando Trueba, foi galardoado com o prestigiado Prémio Goya para melhor filme ibero-americano e foi distinguido nos festivais de Cannes e San Sebastián. Salvo o meu coração, tudo está bem é o seu segundo romance na Alfaguara. A sua obra está traduzida em mais de uma dezena de línguas.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU