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Oferta de Portes válida para entregas nos Açores e Madeira, em todas as encomendas enviadas por Entrega Standard. Ofertas de portes válidas para encomendas até 10 kg.
Promoção válida para encomendas de livros não escolares registadas até 31/12/2023. Descontos ou vantagens não acumuláveis com outras promoções.
ISBN: | 9789896897260 |
Editor: | Edições Colibri |
Idioma: | Português |
Dimensões: | 159 x 228 x 9 mm |
Encadernação: | Capa mole |
Páginas: | 190 |
Tipo de produto: | Livro |
Classificação temática: | Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Sociologia |
EAN: | 9789896897260 |
Uma compilação de ensaios sociológicos pertinente e actual
Pedro Quintela
Neste volume de perto de uma dezena de ensaios, o sociólogo, investigador e professor universitário Eduardo Esperança recupera um conjunto de temáticas em torno das questões da epistemologia das ciências sociais, da sociologia da cultura e, em particular, do património e da memória que tinham sido já por si abordadas em trabalhos anteriormente publicados. O livro reúne essencialmente textos que permaneciam inéditos, embora muitos tivessem sido já apresentados publicamente em diversos momentos do seu percurso académico. Aqui encontramos, por exemplo, um excerto da dissertação de mestrado do autor (1988) e um texto de síntese das provas de Agregação do autor (2002). Organizado de uma forma temática - e não cronologia - o livro permite perceber a reflexão profunda que o autor foi construindo sobre um conjunto de temas que são, na verdade, recorrentes ao longo do seu percurso. A leitura deste 9 capítulos, aos quais se soma uma introdução bastante interessante, porque escrita a partir de uma perspectiva bastante pessoal e biográfica, permite-nos alargar a nossa reflexão crítica em torno de algumas questões fundamentais no domínio das ciências sociais contemporâneas: por um lado, as condições e contextos em que estas produzem o seu conhecimento e, por outro lado, as transformações nas concepções e modelos de património e memória e os desafios que têm vindo a surgir nas últimas décadas, associados, nomeadamente, aos processos de digitalização e ao crescente alargamento conceptual da própria noção de património natural e cultural, crescentemente intangível, vernacular e dessacralizado.