Roteiro de Ciência e Tecnologia
de Carlos Fiolhais
Sobre
o LivroUM GUIA DE CIÊNCIA COMPLETO E INDISPENSÁVEL
Armando Vieira, físico e professor coordenador no Instituto Superior de Engenharia do Porto, e Carlos Fiolhais, professor catedrático na Universidade de Coimbra e igualmente físico de formação e profissão, laçaram mãos à obra na elaboração de um roteiro de ciência e tecnologia que pretende incluir "recursos para jovens de todas as idades".
A ideia é original, pelo menos no nosso país, e os autores conseguiram colocar nas mãos do leitor um guia muito completo e informativo, que é de grande utilidade para um público variado. Os temas incluídos neste livro são múltiplos, desde bibliotecas, museus e jornais, a universidades, laboratórios de investigação e associações científicas. Trata-se de um livro particularmente útil a escolas, pois inclui referências muito concretas a locais de interesse, a bibliografia, a pessoas, a universidades, a portais da internet e a outros recursos variados.
Quer saber que locais de interesse científico se encontram na vizinhança do seu local de residência? Quer saber que vídeos educativos pode encontrar em português sobre o corpo humano? quer enviar uma notícia de carácter científico para a imprensa e não sabe quais são os jornalistas, os diversos meios de comunicação, que podem estar interessados? Quer escolher o curso científico e não sabe quais são as universidades que o oferecem? Quer saber dados actualizados sobre o sistema solar e não sabe quais são os sítios da internet mais apropriados e fiáveis? Para todas essas questões, este guia oferece uma resposta, surpreendentemente completa, actualizada e segura.
É grato verificar que o Expresso e os cadernos "Revista" e "Vidas" aparecem referidos como divulgadores de informação científica, assim como é interessante notar uma lista muito completa de livrarias que oferecem, em vários pontos do país uma maior variedade de títulos científicos e técnicos. mas é ainda mais reconfortante notar uma listagem de fontes informativas menos conhecidas, mas igualmente úteis, como sejam revistas de sociedades científicas, seus contactos e sítios da internet, e vários centros de investigação.
Este guia oferece a informação de forma muito organizada, o que o torna particularmente útil a jornalistas, investigadores, museólogos, bibliotecários e organizações relacionadas com a ciência ou a sua divulgação. Num primeiro capítulo, oferecem-se sugestões sobre os meios de procura de informação, incluindo aí uma secção com conselhos sobre a abordagem de especialistas. No corpo principal, organizado por temas e por ordem alfabética, incluem-se os tópicos já referidos e muitos outros, tais como empresas, encontros científicos regulares, centros de congressos "maining lists" e "software" didáctico. Dois extensos apêndices completam o livro com sugestões sobre a escolha de uma carreira científica e uma lista de livros de carácter científico.