10% de desconto

Retornados

E a vida nunca mais foi a mesma

de Marta Martins Silva
Livro eBook
Editor: Contraponto Editores, outubro de 2023 ‧
17,70€
10% DESCONTO CARTÃO
EM STOCK -
portes grátis
Com o 25 de Abril, mais de seiscentos mil portugueses abandonaram África - para muitos a única casa que até então tinham conhecido - e chegaram a um Portugal que os ostracizou, perpetuando uma sensação de abandono a quem partiu de mãos vazias.

Neste livro, Marta Martins Silva dá voz a vinte e uma histórias, relatos impressionantes, que se cruzam com a análise histórica, política e social da época sobre a qual se edificou o Portugal contemporâneo. Nestes testemunhos, cabem dias repletos de amor, dor, luta e desespero - sentimentos que parecem unir a vida no antes e no depois do retorno -, mas também de resiliência e superação.

Permitindo ao leitor recuar no tempo e ficar a conhecer, através de quem lá esteve, um momento fundamental da História de Portugal, este livro assume-se como um importante exercício de preservação da memória coletiva. Honrando a verdade da História e de todas as histórias que se construíram num período em que muitos foram esquecidos e injustiçados, quase cinquenta anos depois recordam-se vidas que, após o regresso, nunca mais foram as mesmas.

Retornados

E a vida nunca mais foi a mesma

de Marta Martins Silva

Propriedade Descrição
ISBN: 9789896664060
Editor: Contraponto Editores
Data de Lançamento: outubro de 2023
Idioma: Português
Dimensões: 152 x 236 x 16 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 232
Tipo de produto: Livro
Classificação Temática: Livros em Português > História > História em Geral
EAN: 9789896664060
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável

Uma realidade vivida por muitos

Fátima Sousa

Para quem, como eu foi apelidada de retornada, apesar de ter nascido em Moçambique e ter sido forçada a abandonar a minha terra, este livro foi recordar a vivência desses tempos.

Comovente e verídico

Alexandra M.

Um livro comovente que nos faz viajar até uma época da história de Portugal pouco conhecida. Os relatos dos protagonistas são impressionantes e o livro está muito bem documentado.

Histórias da vida real

Patrícia

Histórias da vida real de um Portugal ainda muito presente nos dias que correm. Lamento imenso não existirem mais livros com testemunhos reais deste episódio da história do país.

SOBRE O AUTOR

Marta Martins Silva

Marta Martins Silva nasceu em Aveiro, em 1984. Licenciou-se em Jornalismo e Ciências da Comunicação, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto (2006) e é mestre em História Moderna e Contemporânea pelo ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa (2024). Depois de se ter dedicado ao jornalismo durante dezoito anos, é hoje editora de não-ficção. Publicou dois livros sobre a correspondência durante a Guerra Colonial e estreou-se na Contraponto com o livro Retornados – E a vida nunca mais foi a mesma, publicado em outubro de 2023. Escreve para dar a conhecer o passado através das histórias reais dos seus protagonistas e acredita que conhecer a História é fundamental para entender o presente e conseguir antecipar o futuro.

(ver mais)

DO MESMO AUTOR

QUEM COMPROU TAMBÉM COMPROU