Resistência da Poesia

de Jean-Luc Nancy

editor: Edições Vendaval, abril de 2005
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i

Numa colecção em que já apareceram Blanchot, Derrida e Lacoue-Labarthe, surge agora Resistência da Poesia, de Jean-Luc Nancy (n. 1940). Livro que reúne um texto e uma entrevista, na qual o filósofo francês procura definir a poesia como uma qualidade que não aceita ser circunscrita a um género de discurso. «Poesia, é fazer tudo falar - e depor, em troca, todo o falar nas coisas, ele próprio como uma coisa feita e mais que perfeita». Porque a poesia pode estar presente não só em todas as artes como também em comportamentos ou gestos quotidianos, Nancy interroga-se se não será esta transversalidade aquilo mesmo que explica a sua resistência.


"Nos dois textos que compõem um pequeno livro, Nancy define uma espécie de lei da resistência da poesia, ligando os traços de uma imposição cultural aos de uma inquietação do pensamento: resistência tanto à veneração como ao ódio ("la haine de la poésie", de Bataille e de Artaud). Mas a resistência da poesia (que é também uma insistência) diz muito mais: diz a não coincidência com um tipo de discurso ou com um género, na medida em que 'poesia' é uma propriedade de todas as artes ('a própria poesia pode perfeitamente encontrar-se onde não existe propriamente poesia'); diz o excesso da razão, no sentido em que esta calcula o seu próprio excesso e excede o seu próprio cálculo; diz uma interrupção do curso do sentido, para que este tenha lugar (aquilo a que se chama verso é um corte, uma suspensão do discurso; a prosa é o contrário, o que avança sempre a direito); diz o 'órgão do infinito', falando em termos românticos."
António Guerreiro, Expresso

Resistência da Poesia

de Jean-Luc Nancy

Propriedade Descrição
ISBN: 9789729918551
Editor: Edições Vendaval
Data de Lançamento: abril de 2005
Idioma: Português
Dimensões: 130 x 210 x 5 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 48
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Poesia
EAN: 9789729918551
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Jean-Luc Nancy

Jean-Luc Nancy nasceu em 1940, em Bordéus e licenciou-se em Filosofia, em 1962. Ensinou por algum tempo em Colmar, e em 1968 ocupou uma vaga de assistente no Instituto de Filosofia em Estrasburgo. Em 1973 recebeu o doutoramento com uma dissertação sobre Kant, sob a supervisão de Paul Ricoeur.
Nos anos 70 e 80 foi professor convidado em universidades um pouco por todo o mundo. A sua reputação internacional cresceu, e foi convidado para delegado cultural do Ministério Francês dos Negócios Estrangeiros. Nos finais dos anos 80, princípio dos anos 90, Nancy teve que fazer uma pausa na sua carreira, para fazer um transplante ao coração. Deixou de dar aulas e participar em conferências, contudo nunca deixou de escrever. Hoje é ainda um filósofo ativo, falando por todo o mundo em muitos congressos filosóficos.
Ainda ensina Filosofia na Universidade de Estrasburgo.

(ver mais)
A Declosão

A Declosão

10%
Palimage
18,00€ 10% CARTÃO
portes grátis