10% de desconto

Raptos Políticos e Tomada de Reféns

de Rui Neumann

editor: Chiado Books, dezembro de 2016
Empresários, turistas, filantropos, voluntários, missionários, militares, jornalistas… qualquer um é potencialmente um refém aos olhos de muitos movimentos. Como refém deixará de ser um ser humano para tornar-se numa "mercadoria".
Entre 1970 e 2013 ocorreram no mundo 7.679 raptos, sequestros e tomadas de reféns com motivações políticas que resultaram na captura e retenção de 72.204 reféns. De 2003 e 2013 num total de 26.425 reféns, 378 eram estrangeiros.
Os estrangeiros, e especialmente os Ocidentais, tornaram-se alvos preferenciais devido à forte rentabilidade que geram e, contra seu grado, contribuem activamente como um dos mecanismos de financiamento do terrorismo e sua promoção. Um refém estrangeiro é uma "mercadoria" que tem um valor exponencialmente superior a um refém doméstico.

Esta ameaça global também atingiu Portugal, sendo que as crises foram quase sempre geridas de forma improvisada, mas eficaz. As negociações para as libertações de reféns portugueses estiveram, todavia, sempre envoltas por uma omerta apenas decriptada em parte quando ouvidos os responsáveis dos raptos, tal como demonstraram, por exemplo, os episódios ocorridos no enclave de Cabinda. Para além da Venezuela, Moçambique entre outros, a vaga de raptos em Cabinda é desenvolvido neste livro que apresenta revelações inéditas.
Para uma melhor compreensão do fenómeno foram entrevistados raptores, negociadores e vítimas, mas também especialistas na formação das medidas e construção dos mecanismos legais contra os raptos.

Raptos Políticos e Tomada de Reféns

de Rui Neumann

Propriedade Descrição
ISBN: 9789895188833
Editor: Chiado Books
Data de Lançamento: dezembro de 2016
Idioma: Português
Dimensões: 157 x 239 x 13 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 176
Tipo de produto: Livro
Coleção: Compendium
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Ensaios
EAN: 9789895188833
Rui Neumann

Rui Neumann nasceu em 1965 no Porto e vive em Paris. Jornalista, licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais no Porto. Mestre em Direito e Segurança na Faculdade de Direito da Universidade Nova de Lisboa.
Acompanhou em terreno alguns dos principais acontecimentos políticos na República Democrática do Congo, República do Congo, Angola, Guine-Bissau, Timor-Leste, Venezuela, Argélia, Sara Ocidental, Gabão, entre muitos outros.

Depois da agência de notícias PNN (Portuguese News Network), integrou a direcção da e-Global Notícias. Colabora com a rádio Voice of America (Washington), Radio France Internationale (Paris), Rádio Capital FM (Bissau) assim como vários canais de televisão entre outros órgãos de comunicação. Ao longo da sua carreira especializou-se e investiga sobre a geopolítica dos movimentos rebeldes, organizações políticas radicais, terrorismo e movimentos insurreccionais, em que os raptos e tomada de reféns sempre foram armas.

Membro do Observatório Político em Lisboa e do Institut de Relations Internationales et Stratégiques (IRIS) em Paris.

(ver mais)
Obra Aberta

Obra Aberta

10%
Relógio D'Água
17,00€ 10% CARTÃO
portes grátis