Querida Amazónia Livro
Quinta Exortação Apostólica do Papa Francisco sobre o Sínodo da Amazónia.
de Papa Francisco
Sobre
o Livro Querida Amazónia, que resulta da leitura do Sínodo dos bispos dedicado à Amazónia que aconteceu em outubro passado no Vaticano. O documento é uma declaração de amor à Amazónia, como escreve Andrea Tornielli, diretor de comunicação do Vaticano, no seu editorial, que aponta claramente no sentido de uma maior aproximação da Igreja naquele local às raízes amazónicas e a uma maior preponderância formal, designada pela Igreja local, dos leigos e das mulheres nas comunidades.
«Quero apresentar de maneira oficial o citado Documento, que nos oferece as conclusões do Sínodo e no qual colaboraram muitas pessoas que conhecem melhor do que eu e do que a Cúria Romana a problemática da Amazónia, porque vivem lá, por ela sofrem e a amam apaixonadamente. Nesta Exortação, preferi não citar o Documento, convidando a lê-lo integralmente.
Deus queira que toda a Igreja se deixe enriquecer e interpelar por estetrabalho, que os pastores, os consagrados, as consagradas e os fiéis leigos da Amazónia se empenhem na sua aplicação e que, de alguma forma, possa inspirar todas as pessoas de boa vontade.»
Papa Francisco
Mais um belo texto do Papa Francisco, a não perder...