10% de desconto

Psicologia Social da Saúde - Volume 1

Investigação e Intervenção em Portugal

de Maria Luísa Lima, Sónia Bernardes e Sibila Marques

editor: Edições Sílabo, maio de 2014
A investigação tem vindo a salientar a importância da dimensão social da saúde. Há hoje dados robustos que mos­tram que a solidão é mais prejudicial à saúde do que o consumo de tabaco ou álcool, ou que pessoas que estão inseridas em mais grupos sociais ou que desempenham uma maior diversidade de papéis sociais têm menor probabilidade de adoecer e de morrer. Estes resultados, obtidos em diversas culturas, mostram como as relações sociais não estão apenas relacionadas com a qualidade das nossas vidas, mas também com a sua duração, e que o apoio social não é apenas uma variável psicológica que produz stress, mas é uma variável social que produz doença e morte.
A Psicologia da Saúde reconheceu desde sempre a importância das relações sociais na saúde. Mas faltam-lhe os conhecimentos sobre os processos de interacção social, de funcionamento dos grupos ou de influência social para poder intervir de forma eficaz neste domínio. É esta lacuna que a Psicologia Social da Saúde procura colmatar. Parte do Modelo Biopsicossocial, reconhecendo o papel activo do indivíduo no processo de resposta à doença, mas vai além dele, uma vez que aborda o indivíduo como ser social, que, em interacção com outros, dá sentido ao seu estado de saúde, toma decisões acerca da doença e vive os problemas do seu corpo.
Este livro pretende mostrar alguns dos trabalhos que se situam nesta perspectiva. Inclui um primeiro capítulo teórico de Denise Jodelet que mostra a importância das representações sociais da saúde e da doença nos comportamentos de saúde. E continua depois com estudos empíricos realizados em Portugal, especialmente no âmbito do Mestrado em Psicologia Social da Saúde do ISCTE-IUL, que mostram a importância das relações sociais como determinantes da saúde. Trata-se de uma área em franco crescimento e este livro vem finalmente trazer contributos nacionais sobre o tema.

Psicologia Social da Saúde - Volume 1

Investigação e Intervenção em Portugal

de Maria Luísa Lima, Sónia Bernardes e Sibila Marques

Propriedade Descrição
ISBN: 9789726187585
Editor: Edições Sílabo
Data de Lançamento: maio de 2014
Idioma: Português
Dimensões: 171 x 244 x 11 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 204
Tipo de produto: Livro
Classificação temática: Livros em Português > Ciências Sociais e Humanas > Psicologia
EAN: 9789726187585
e e e e e

Muito bom!!!

Margarida Alves

É muito interessante ver esta abordagem da psicologia, sendo ainda uma área pouco investigada. Muito boas investigações em Portugal e o livro explica-as muito bem!

As Árvores de Deus e as Suas Flores

As Árvores de Deus e as Suas Flores

10%
Fim de Século Edições
14,50€ 10% CARTÃO