Psiché

Livro 1

de Fernando Campos

editor: Difel
ESGOTADO OU NÃO DISPONÍVEL
VENDA O SEU LIVRO i
A acção de Psiché desenvolve-se entre as últimas décadas do século XIX e os anos cinquenta da nossa época. É a história de um homem de «carne e osso» que, pertencendo à então vilipendiada classe dos comediantes, sofreu da instabilidade, que ainda hoje é, de certo modo, apanágio da profissão, e da brutal concorrência feita aos espectáculos ligeiros pelo recém-aparecido e poderoso cinema.
É também a história de uma mulher enérgica que, sempre na sombra do marido, foi o nó vital, o deus ex-machina da arte dele. Dias de glória, alegria, sofrimento, até à decadência final, à miséria se não fora o acolhimento carinhoso de familiares... E será que esta sina foi já definitivamente banida dos horizontes dos nossos artistas?... Vigorosamente tratada a personalidade dos intervenientes, que, tendo tido existência real, se sentem poeticamente estilizados. Uma vertiginosa descida ao Tártaro, com o tempo e o espaço inicialmente desgrenhados e desorientados. Aqui e ali um recorte bizarro: D. Maria Bragança e o seu incrível almoço. Mulher de «avant garde» ou uma George Sand tardia?... O senhor Aristeu, o noivo indeciso... E a figura trágica de Raquel, marcada desde o início pela morte...
Como pano de fundo, paisagem e fragmentos de história do Brasil e de Portugal, em pequenos apontamentos ou em descrições fortes e rigorosas: a emoção da chegada ao Rio dos aviadores Gago Coutinho e Sacadura Cabral, os massacres sangrentos de Garanhuns, o espectro da gripe espanhola com o seu «chá da meia-noite»...
Tudo isto nos conta o autor num português fluente e clássico a que já nos habituou.

«Psiché, de Fernando Campos, afigura-se-me um livro onde a beleza da palavra nos retém deslumbrados. Enfeitiçados sem perdermos a tristeza do que comunica…»
Diário de Lisboa

Psiché

de Fernando Campos

ISBN: 9789722901321
Editor: Difel
Idioma: Português
Dimensões: 150 x 230 x 20 mm
Encadernação: Capa mole
Páginas: 282
Tipo de produto: Livro
Coleção: Escrever Portugues
Classificação temática: Livros em Português > Literatura > Romance
EAN: 0050000092520
Idade Mínima Recomendada: Não aplicável
Fernando Campos

Fernando Campos nasceu em 1924, em Águas Santas, concelho da Maia, nos arredores do Porto, e faleceu em 2017, em Lisboa. Estudou em Coimbra onde se licenciou em Filologia Clássica e foi professor no Liceu Pedro Nunes, em Lisboa.
Para além de algumas obras didácticas e pequenas monografias de investigação etimológica e literária, é autor do romance histórico "A Casa do Pó", a sua primeira obra de fôlego a ser publicada e que o colocou entre os grandes escritores portugueses, a que se seguiram "Psiché", "O Homem da Máquina de Escrever","O pesadelo de Deus", "A Esmeralda Partida" (Prémio Eça de Queirós - 1995), "A Sala das Perguntas", "Viagem ao Ponto de Fuga", a "Ponte dos Suspiros" e "…que o meu pé prende…".
Algumas das suas obras estão traduzidas em França, Alemanha e Itália.

(ver mais)